Manuscrito de Alexandria, de André Gago, vai ser apresentado por Maria Cantinho, amanhã, dia 24 de junho, às seis e meia da tarde, na Fundação José Saramago. Carlos Barretto também vai lá estar para acompanhar o André. Literatura e música em agradável convívio, com toda a certeza. Lá estaremos.
terça-feira, 23 de junho de 2026
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Este reino é deste mundo
Keir Starmer está de saída. Tudo indica que será Andy Burnham o novo primeiro-ministro lá do reino. Burnham é um político de centro-esquerda (para os cretinos neoliberais não passará de um perigoso esquerdista) que tem trabalho (bem) feito em Manchester como presidente do Burgo e desempenhou cargos ministeriais em outros governos. Destacou-se por ter percebido os perigos da pandemia exigindo respostas concretas para garantir o alívio das populações. Também revolucionou a rede pública de transportes e encetou uma luta intensa para acabar com a violência de gente a viver na rua. É portanto uma esperança e um alento. Claro que aturar os malucos conservadores lá da ilha é de uma violência que apela à resistência. Com o maluquinho maior — Farage — a crescer cada vez mais, e com o outro destrambelhado americano a enviar bitates a toda a hora a partir dos aviões que apanha todos os dias para andar de um lado para o outro, a coisa pode ficar complicada.
A esquerda é sempre melhor. Ser social-democrata é defender serviços públicos e apoios sociais. A social-democracia é uma ideologia política de esquerda. A originalidade portuguesa de o partido social-democrata querer ser a direita, e disputar a ideia com o partido fascista, é mesmo uma originalidade que não dá para rir porque eles são excessivamente maus e fazem mal à saúde, à educação e ao bem estar das pessoas. São gente do pior.
Coragem, inteligência e resistência é o que se deseja a quem ocupa estes cargos. Seja o cargo ocupado por Andy Burnham ou por outro político com ideias. É importante ter ideias políticas. E defendê-las e aplicá-las.
Design de comunicação
domingo, 21 de junho de 2026
Aos domingos - elogio do extraordinário
DOES THE MY HEAD LOOK BIG IN THIS? | Londres é uma cidade onde se aprende sempre em cada visita. Há mais cidades assim, onde vamos de propósito para frequentar exposições específicas de artes visuais, ou de trabalhos de design inovador, ou de acontecimentos que nos abrem os olhos e preenchem a mente. Agora está por lá esta mostra que reúne caricaturas de importantes autores, e que estão no sítio onde devem estar: The Cartoon Museum. André Carrilho é um desses importantes cartoonistas e é o autor convidado para tratar da imagem promocional da exposição. É o André que diz isto no seu mural:
Mais informação pode ser consultada aqui: The Cartoon Museum
sábado, 20 de junho de 2026
Aos sábados - a espuma da semana
ELES ANDAM AÍ - um conhecido grupo fascista preparava ataques. Uma coisa elaborada de raiz. Políticos e intelectuais estavam entre os inimigos a abater. Havia até a ideia de atacarem a casa do primeiro-ministro. Será que a chamada direita respeitável ainda acha que a extrema-direita e aquela ideia que têm do que é a extrema-esquerda são a mesma coisa? Será que ainda concordam com os fedelhos do partido com nome de insecticida fora de prazo que querem classificar como terrorista quem é antifascista?
PACOTE - Montenegro agora já deve ter percebido. Ventura só descansa quando ultrapassar a AD. Como disse Rui Tavares depois da desaprovação do pacote laboral, há quem tenha natureza de escorpião. Ventura não quer saber da vida dos trabalhadores para nada. Só o eleitorado o move. Só o poder o fascina. E fará o que for preciso para atingir os fins que esperemos que nunca atinja. Mordeu nos seus. É a sua natureza. A decisão foi aprovada e aplaudida apenas pela esquerda parlamentar e nas galerias, onde sindicalistas se emocionaram. A direita que ansiava por este pacote embatocou. A manada da extrema direita ficou igualmente de trombas, apesar de ter provocado o chumbo. O que exigiam ao governo era o impossível. Sabiam disso mas fincaram pé até ao fim. Não temos que lhes agradecer. Nunca estão connosco, mesmo quando assim parece.
A TOQUE DE CAIXA - Lembro-me do então primeiro-ministro António Guterres lamentar a morte de um cidadão por um polícia. "Num país civilizado, a polícia não mata", disse. Tanto tempo depois está tudo ao contrário. O chefe máximo dos polícias elogia acção criminosa de um seu agente. Declarações graves. Repugnantes. O ministro bonzinho dos polícias e afins ainda não o mandou ter juízo? Devia.
DIA MUNDIAL DO REFUGIADO - Hoje é dia de quem sofre por não poder viver na sua terra. É a ONU que o assinala. Podemos ler a declaração de António Guterres aqui: https://www.un.org/en/observances/refugee-day
BOLA - O comentário político envolto em tácticas futebolísticas já enjoa. Diz que é "para as pessoas perceberem lá em casa". Agora, com jogos a toda a hora, todos os políticos de topo querem ser Ronaldo. Espera, parem as câmaras. As equipas querem mudança. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, já dizia Camões, para as pessoas perceberem lá em casa.
ELOGIO DO EXTRAORDINÁRIO - E amanhã há elogio. Até amanhã. E até lá... Bom sábado.
quinta-feira, 18 de junho de 2026
Tourada sem touros
quarta-feira, 17 de junho de 2026
Para acabar de vez com a cultura
A ironia da frase pertence a Woody Allen. A frase está agora a ser aplicada aqui na terra, e sem ironia, pelo governo de direita com laivos de extremismo.
Os governos de direita começam sempre por cortar na cultura. A actividade de quem faz cultura é perfeitamente dispensável. Os cortes sectoriais são logo aplicados. Este governo está numa fase muito avançada nos cortes a quem produz seja o que for. Agora é quem fez cultura que é dispensável. O mérito não conta para nada. Viva a mediania e a pequenez governamental. Força, parolos da Ad/chega/il. Acabemos de vez com a cultura e com quem a apoiar.
Fonte: esquerda.net
terça-feira, 16 de junho de 2026
Para acabar de vez com o Serviço Nacional de Saúde
segunda-feira, 15 de junho de 2026
Lança-chamas
THE SYLLI FIREMAN | O que fazer quando tudo arde e o que dizer quando o lançador de chamas acha que é o bombeiro? Fuck the fireman.
Design de comunicação
domingo, 14 de junho de 2026
Aos domingos - elogio do design
DESIGN DEMOCRÁTICO | O banco BUBU foi criado por Philippe Starck em meados dos anos oitenta do século passado. É fabricado em polipropileno e foi concebido para que se fizesse com ele o que nos desse na gana. Existe em várias cores. Pretende ser funcional e divertido. Claro que o design não exclui a intenção embelezadora: é um objecto bonito e alegre que também serve para limpar a vista. Pode ser banco, mesa de apoio ou de cabeceira, mas pode ser também caixa de arrumações. Também pode ser apenas um objecto para observação. Parece representar uma coroa real ao contrário. Ou será o chapéu de um bobo? Se calhar é uma critica à monarquia, mas não vou entrar por aí. Este que aparece na fotografia é minha propriedade há muitos anos, e já teve várias utilidades. É um dos meus projectos preferidos de Starck. Na imagem aparece acompanhado de um trabalho de Pedro Chorão, que é o meu artista português preferido. Mas isso é assunto para outro dia. Elogio feito. Bom domingo.
https://www.moma.org/collection/works/1721
sábado, 13 de junho de 2026
Aos sábados - a espuma da semana
POR CÁ - O vociferador chanfrado que manda no partido salazarista soma mais uma exigência para aprovar o pacote contra quem labora. Para além da irrealista baixa da idade da reforma quer que os imigrantes, apesar de fazerem todos os descontos, não tenham direito a serviços de saúde durante um tempo definido por ele, o candidato a ditador. Um biltre é um biltre e por aí poderíamos ficar, mas na supressão dos apoios a quem deles precisa, o biltre será com toda a certeza apoiado pela ministra que dizem milionária e que tudo faz para tramar trabalhadores. O que esta gente quer é de uma maldade que nunca imaginámos vir a ser sugerida por políticos civilizados. Já não há direita política, só existe extrema-direita. A maldade já não é disfarçada. Resistir, é a palavra que define o que é preciso fazer.
LÁ FORA - O palhaço do circo Casa Branca, que prometia acabar com a guerra da Ucrânia antes de tomar posse, e que em vez disso iniciou mais guerras, e inventou a existência de outras para dizer que lhes pôs termo, continua a dizer que as coisas estão a correr bem, enquanto ameaça atingir de novo alvos estratégicos no Irão. Esperem: pára tudo. Afinal há de novo um "maravilhoso" acordo de paz com Teerão. Não?! É apenas mais um novo acordo anunciado e de novo falhado? Siga a marinha. O seu amigo israelita é que continua a matar sem medo. Estão bem um para o outro. Os enfermeiros nunca mais são convocados? Os coletes-de-forças escasseiam no mercado da propaganda médica?
BOLA - Parece que já começou o campeonato do pontapé na bola lá na terra de Trump. Ainda se fosse um campeonato de pontapé no cu do Trump...
LIVROS - André Gago tem novo livro publicado. Título: MANUSCRITO DE ALEXANDRIA. Foi apresentado ontem numa das muitas feiras do livro que se fazem por esse país. Foi na de Lisboa. Já o estou a ler. Agarrado. A sinopse esclarece:
Entre a confissão amorosa, a meditação filosófica e o romance de viagem, Manuscrito de Alexandria constrói um universo singular, em que o futuro aparece como arqueologia do presente e onde cada rosto, cada livro e cada cidade parecem guardar um enigma. É um livro sobre o que resta quando o mundo se torna irreconhecível — e sobre a obstinação de procurar ainda, entre ruínas, uma forma de beleza, de verdade e de salvação.
Ah, é verdade, e o André faz hoje anos. Parabéns, pelo aniversário. Do livro, já falamos um dia destes.
DESIGN - Um objecto muito especial vai ser o motivo do meu elogio de amanhã. Até amanhã. E até lá... Bom sábado
Imagem: cartoon de António para o Expresso publicado em 2019. Entretanto o representado canino livrou-se da trela.
sexta-feira, 12 de junho de 2026
David Hockey
Julio Le Parc
Nasceu na Argentina. Foi precursor da Arte Cinética e da Op Art. Socialmente envolvido, foi expulso de França por ter participado nos protestos de maio de 1968.
quinta-feira, 11 de junho de 2026
Vivam os artistas
Jane Fonda foi conversar com Jon Stewart no Daily Show da passada segunda-feira. Duas pessoas que resistem ao desmantelamento da democracia feito a partir da Casa Branca, local povoado de cretinos egocêntricos. Entrevista notável. Realço uma opinião de Jane Fonda: os artistas não devem participar nas iniciativas destes poderes antidemocráticos.
Jane Fonda tem razão. Colaborar com quem nos combate é como temperarmos o caldo onde vamos ser cozinhados. Muitos alinham porque "é cá da terra". Outros alinham porque a coisa tem compensação financeira. Lembro-me sempre de um cantor de irritante prestação musical que era de esquerda quando apoiava uma autarca aparentemente de esquerda e depois passou a ser "o que for preciso" assim que essa autarca de "esquerda" passou a sentar-se à mesa, com todo o gosto, com a extrema-direita imbecil. Um cançonetista que não sabe estar quieto, gargareja sexismo tarado por todo o lado como se tudo fosse a sua cama, que é como quem diz, o seu mundo. Um enjoo que só frequenta quem sofre de acentuados problemas cognitivos de audição. Mas há quem também tenha problemas desses na visão e em outros sentidos. Falo da autarquia daquela cidade que agora está "à rasca" para tomar posição sobre o caso dos novos donos do palácio que fica ali mesmo à beira de uma praia, e que agora querem as praias todas que avistam. E falo de um artista que faz o que for preciso para se safar. Não é destes artistas que Jane Fonda fala. Estes estão bem assim. É dos que querem originalidade para a sua vida e tentam passá-la para a vida de todos os que os quiserem ouvir, ver, ler. São esses que não devem pactuar com a parvoíce da ligeireza egocêntrica.
A esquerda não é woke, nem no sentido da tolerância, nem no sentido do respeito pela preservação do que não se sabe bem o que é. A esquerda é alternativa ao marasmo, ao encosto à facilidade, ao plágio, aos ingredientes culturais alienantes que o neoliberalismo de extrema-direita sugere como o bem das economias e recomenda como boas práticas. A esquerda é diferente. Somos melhores. Temos melhores ideias. Jane Fonda foi apresentada como activista. Nada contra. Sou do tempo em que a isso se chamava militância. Militávamos contra a imbecilidade e o imobilismo. Acho que ainda se usa. Eu uso.
Em Portugal, o Daily Show passa na RTP2, às nove da noite.
quarta-feira, 10 de junho de 2026
10 de junho - Dia de antirracismo
ALCINDO MONTEIRO foi assassinado por criminosos racistas, no dia 10 de Junho de 1995, só porque os racistas resolveram ir "matar pretos" no Bairro Alto, nesse dia em que comemoravam o "dia da raça". Criminosos em acção. Racistas que hoje têm voz institucional. Agora, políticos e comentadores consideram que ser racista é apenas opinião a que os racistas têm direito. O presidente da Assembleia da República acha mesmo que "no seu entender, pode "ser assim, lá dentro do hemiciclo. O líder de bancada do partido da chungaria gritante até já defendeu que "se se matassem mais uns quantos" isto estava muito melhor. As ofensas, a falta de vergonha e decência desta gente sem qualidades já chega a este ponto. Não, racismo não é opinião. Racismo é crime. Racistas são criminosos.
AO DESCONCERTO DO MUNDO
segunda-feira, 8 de junho de 2026
Comenda e Tirana, a mesma luta?
Atitude
O Papa defendeu hoje que o "trágico drama migratório" deve agitar "a consciência das nações" e apelou à cooperação multilateral para lhe ser dada uma resposta "solidária e eficaz" que tenha no centro a dignidade humana. Agência LUSA.
O Papa revelar esta preocupação em Espanha, durante visita oficial, também tem significado substantivo. Não tendo nada a ver com a vida dos outros e não querendo ofender ninguém fazendo comparações com anteriores ocupantes deste importante lugar, e não partilhando as suas ideias sobre a origem do mundo e da criação humana, começo a pensar que este senhor até podia vir aqui a casa para o convívio almoçarado que pratico com um pequeno grupo de amigos. Mas não lhe digam nada ainda. É que posso estar enganado. Vamos aguardar.
































