CONVERSAR, CONVERSAR, CONVERSAR SEMPRE | Foi hoje, sábado, dia 23 deste mês de novembro, à tarde. Falámos de Trump e dos avanços da obscuridade. Tentámos perceber o que está a acontecer. Provavelmente vamos continuar a discutir o presente e a pôr em causa o futuro. Continuaremos. É a falar quer a gente se entende. Da discussão nasce a luz. Procuramos a luz, por assim dizer.
sábado, 23 de novembro de 2024
Conversas na Festa da Ilustração
CONVERSAR, CONVERSAR, CONVERSAR SEMPRE | Foi hoje, sábado, dia 23 deste mês de novembro, à tarde. Falámos de Trump e dos avanços da obscuridade. Tentámos perceber o que está a acontecer. Provavelmente vamos continuar a discutir o presente e a pôr em causa o futuro. Continuaremos. É a falar quer a gente se entende. Da discussão nasce a luz. Procuramos a luz, por assim dizer.
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
A vaidade é uma virtude?
O homem das vacinas — única actividade em que se lhe reconhece algum mérito — não se cansa de fazer política, coisa que mal conhece, e que apenas utiliza para lhe satisfazer o ego.
Ego que cresce a cada dia. Diz atoardas como se fosse Ministro da Defesa, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas ou mesmo Comandante Supremo das ditas. Vê navios russos por todo o lado e, em vez de tratar disso com os seus superiores, julga-se superior a tudo e propõe estratégias nas televisões. O homem que humilha os seus homens em público, e que só pensa em ir para o palácio de Belém humilhar quem não pensa como ele, é um perigoso justiceiro de trazer por casa. A extrema-direita já tem candidato. A direita, representada pelo Ministro da Defesa neste encontro num bar de uma esquina de Lisboa, parece estar a render-se ao fascínio do Narciso. Se não for fascínio é o quê? Trata-se da defesa de um país num bar de esquina? Não teria sido melhor terem marcado encontro na cafetaria do Ministério da Defesa?
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
SuperTrump
UMA VISÃO DO MUNDO | Não há aqui enganos ou dúvidas. Quem votou em Trump sabe o que deseja para o mundo. Trump prometeu autoridade sem democracia. Anunciou ajustes racistas sem pingo de compreensão solidária. Protecção à sua maneira, sem discussão ou diálogo. Prometeu ser o que era quando fazia televisão, onde a sua atitude preferida foi despedir pessoas. E as pessoas que lá iam adoravam ser despedidas por Trump. Trump é sexista, misógino, machista, predador sexual, homofóbico, xenófobo, vigarista financeiro, escroque encartado. Mas, para os seus eleitores, estes defeitos são elogios. Deve ser a "liberdade" que esta gentalha da extrema-direita exalta.
segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Santa paciência
A gente já sabe que estas cenas das "misses" são uma parolice sexista sem trambelho. Também sabemos que Portugal costuma fazer-se representar muito bem em parolices sem trambelho. É uma benção que nos protege.
Mas desta vez a protecção atingiu níveis de parvoíce com papel passado. A rapariga que representa essa baboseira nacional apareceu num desses eventos manhosos que se fazem "lá fora" como se fosse aquela santinha de deus que um menino e duas meninas dizem ter~lhes aparecido em cima de uma azinheira em maio de 1917. A moça foi vestida por um artesão que responde por Ventura (não, não é esse espécime que estão a imaginar), e apareceu ornamentada por todos os apetrechos que a fé lhe exige. Diz que por cá somos todos assim e tal e que assim é que deve ser. Querem-nos todos parvos.
Design de comunicação
Da série Grandes Capas. A imaginação contra a insolência. O regresso de um energúmeno a um lugar de grande influência para o mundo, estimula a criatividade de artistas que estimulam quem combate o energúmeno. O design de comunicação é uma arma.
domingo, 17 de novembro de 2024
Conta-me como foi
O catálogo ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2024, que documenta exposição integrada na Festa da Ilustração - Setúbal, foi apresentado ontem em A Gráfica - Centro de Criação Artística. Foi um muito agradável momento de convívio entre ilustradores e público. E de conversa sobre a realidade política que nos está a agredir e a tentar manipular. Foi muito bom estar ali pelo catálogo que mostra as ilustrações dos artistas do momento, mas também pelos esclarecimentos que nos proporcionaram os representados ali presentes. Foi bom. Muito bom mesmo. Obrigado a toda a gente que apareceu e aos que ficaram noutros sítios mas vão receber este útil instrumento de fruição cultural e de trabalho. Até já. Sempre!
sábado, 16 de novembro de 2024
O teatro é a vida
BENFAZEJA | O Teatro O Bando habituou-nos a estas reflexões. Passamos pela vida sem nos apercebermos de quem vive ali mesmo ao nosso lado. Gente como nós que tem sentimentos e opções de vida. Gente que é excluída por razões que ninguém consegue explicar. E tentar encontrar explicações retira-nos do nosso sossego que sabe tão bem.
Receituário
LEMBRETE/CONVITE | É hoje, neste sábado, às seis da tarde, que vamos apresentar o tão esperado catálogo ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA 2024. Quem estiver por Setúbal pode visitar as exposições que animam a Festa da Ilustração e terminar o percurso nesta exposição que foi motivo para a publicação que agora se apresenta no seu lugar de exibição: A Gráfica - Centro de Criação Artística.
sexta-feira, 15 de novembro de 2024
A mulher dos cravos de Abril
Morreu Celeste Caeiro. Foi ela que transformou o que aconteceu em 25 de abril de 1974 na revolução dos cravos. É esta mulher a autora dessa imagem. Muito aconteceu entretanto. Muita gente tenta espezinhar a flor que dona Celeste ofereceu aos militares revolucionários, mas tentaremos que isso não aconteça. Muito obrigado, Celeste Caeiro. Os cravos serão a flor de abril. Sempre!