segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Santa paciência

A gente já sabe que estas cenas das "misses" são uma parolice sexista sem trambelho. Também sabemos que Portugal costuma fazer-se representar muito bem em parolices sem trambelho. É uma benção que nos protege.

Mas desta vez a protecção atingiu níveis de parvoíce com papel passado. A rapariga que representa essa baboseira nacional apareceu num desses eventos manhosos que se fazem "lá fora" como se fosse aquela santinha de deus que um menino e duas meninas dizem ter~lhes aparecido em cima de uma azinheira em maio de 1917. A moça foi vestida por um artesão que responde por Ventura (não, não é esse espécime que estão a imaginar), e apareceu ornamentada por todos os apetrechos que a fé lhe exige. Diz que por cá somos todos assim e tal e que assim é que deve ser. Querem-nos todos parvos.

Não me venham com a tanga de que isto já é delírio meu, mas é que eu acho mesmo que estas coisas estão a acontecer, e vão acontecer muito mais, porque os idiotas já estão a governar o mundo com afinco e devoção. Estas criaturas que fazem estas figuras são os idiotas úteis de serviço. Dão jeito para espalhar o catecismo que a extrema-direita fascista nos quer impor. O que era apenas ridículo já é noticiado com normalidade. Desde o primeiro mandato do imbecil que vai agora governar de novo os EUA que é assim. Santa paciência.