quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Receituário

LABIRINTOS NA INFÂNCIA | Acreditem que vale mesmo a pena irmos até lá. O Teatro do Montemuro vai estar no Centro Cultural do Poceirão com a peça GAME OVER, para nos mostrar por pequenos gestos, movimentos maiores e palavras justas, uma preocupação muito dos nossos dias. Este grupo é um dos meus escolhidos para olhar, reflectir e tentar perceber situações que presenciamos com preocupação. O texto é de José Tiago Baptista, a encenação de Abel Duarte e é posta no estrado por Cristiana Sousa e Paulo Duarte.

Diz a sinopse:
Esta é a história de uma criança que se transformou em boneco.
Era tão obcecada por computadores, internet e jogos que até tinha uma mascote sua. O sonho dela era ser igual ao seu ídolo. O ídolo do seu jogo. Um dia sentiu-se presa dentro do jogo, que lhe parecia um labirinto sem saída, onde não tinha poderes sobre si, onde alguém o guiava pelos caminhos de descoberta, onde o único objetivo era subir o nível. Não descansava, não parava, sempre em movimento. Necessitava descansar, a energia começa a descarregar e terminar e depois o que será? Os segundos passam muito rápido, sentia-se sem forças para continuar, estava sufocada. O que está a acontecer? Vou perder? Vou morrer?
GAME OVER
Silêncio. Acordou de um sonho? Ou de uma outra vida?
O que pretendemos transmitir com este projeto didático é alertar para a importância da internet e das suas funções como ferramenta de trabalho. Ao mesmo tempo, alertar para o perigo das crianças se deixarem levar por várias formas que estão ao alcance delas e que as podem levar a ficarem dependentes disso mesmo.
Texto: José Tiago Baptista
Encenação: Abel Duarte
Interpretação:Paulo Duarte
Cenografia e Figurinos: Abel Duarte, Carlos Cal, Cristiana Sousa, Eduardo Correia, José José e Maria da Conceição Almeida
Técnica: Abel Duarte e José José
Produção: Abel Duarte e Sofia Macedo
Comunicação: Joana Miranda
Cartaz, Fotografia e Vídeo: Luís Belo
Facebook