Aqui houve alguém que verdadeiramente venceu. E é perfeitamente normal que tal tenha acontecido. Com a direita a partir tudo durante mais de uma década, queriam que os eleitores assegurassem a permanência dos implacáveis destruidores? Os governos de direita cumpriram a frase de Oscar Wilde: "Democracia quer simplesmente dizer o desencanto do povo, pelo povo, para o povo".
Acontece que naquela ilha ainda não estamos como em França ou nos EUA, onde anunciados biltres podem dar conta daquilo tudo impostos pelo voto popular, por essa entidade abstracta a que os sociólogos, psicólogos, políticos e o próprio povo chamam "povo", e que de vez em quando acerta. "A democracia é o pior dos regimes, à excepção de todos os outros", como disse, e com razões para o dizer, outro inglês famoso.
Adoro a capital deste reino. Quando lá vou descubro sempre o que ainda não conhecia. Mesmo à distância isso acontece. Quero lá ir muito brevemente. Agora de passaporte em punho. Já renovado para o efeito. Boa sorte, malta.