sexta-feira, 5 de julho de 2024

10 anos a mostrar as melhores ideias ilustradas

A Festa da Ilustração faz 10 anos. Depois de André Carrilho, António Jorge Gonçalves, Nuno Saraiva, João Fazenda, André da Loba, Cristina Sampaio, André Letria, Marta Madureira e Madalena Matoso, é agora a vez de Catarina Sobral nos mostrar o seu extraordinário trabalho.


E depois de Osmani Simanca, Pierre Pratt, Alain Corbel e Martina Manyà, é a vez de ca_teter, ilustrador distinguido com o prémio Ilustração do Uruguai, nos premiar com o seu talento na secção Ilustrador Estrangeiro convidado. João Câmara Leme é o veterano relembrado, em exposição concebida por Jorge Silva em exibição na Galeria Municipal do Onze.

O museu de Setúbal/Convento de Jesus vai receber uma exposição sobre a obra gráfica que embrulhou a obra de José Afonso. Nesta mostra faz-se também uma homenagem a Fausto, o músico/compositor/cantor que recentemente nos deixou mas que vai ficar entre nós através da sua obra. Esta exposição é assegurada pela mão do ilustrador e designer José Brandão. Sebastião da Gama vai ser recordado como o competente pedagogo que foi, em exposições — e conferências — de trabalhos de vários ilustradores a mostrar nas bibliotecas públicas de Setúbal e Azeitão.

A exposição Ilustração Portuguesa tem tema: "Canto a fome de justiça: José Afonso, homem e obra". E o Prémio Nacional de Ilustração 2024 estará representado na Livraria Culsete. Muitas apresentações de novas publicações, assim como conferências e debates sobre o estado da arte, experimentarão o verbo e o traço na Casa da Cultura. Motivos para se visitar Setúbal em outubro e novembro não faltam. O convite está feito.