segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Resumo da matéria dada


Vivi no último fim-de-semana momentos de convívio com a memória das melhores vivências. Participei na sexta-feira na apresentação do livro "Passagens, com Manuel António Pina", na excelente livraria Travessa, no Principe Real, em Lisboa, e no domingo, na Casa da Cultura, em Setúbal, aconteceu algo de mágico e absolutamente extraordinário: o lançamento da nova edição do álbum "Com as minhas tamanquinhas", de José Afonso, com uma exposição de João Azevedo adicionada ao acontecimento. Estamos portanto perante três grandes figuras da cultura portuguesa e universal em convívio com quem teve o privilégio de ali estar, naqueles ambientes de exigência e saber. 



As palavras de Rui Vieira Nery, José Pacheco Pereira e Jorge Abegão foram lições de gabarito elevado. Os depoimentos de B Fachada e os ajustes históricos de Adelino Gomes permitiram-nos perceber ainda melhor a intemporalidade da obra de José Afonso. 
A moderação jornalistica de Nuno Galopim, profissional e integrada na naquela atmosfera, foi exemplar.

Entre estes dois momentos de excepção, ainda tive a prazenteira tarefa, no sábado, de estender a curadoria da exposição do João à sua montagem e apresentação final (muito obrigado Ana Nogueira e Fernando Pinho pela preciosa colaboração), e muito obrigado Rosa Azevedo e Ariana Buter pela confiança que me permitiram mostrar mais uma vez o extraordinário trabalho de João de Azevedo.



E, perdoem-me este desabafo pessoal, foi muito bom voltar a estar com o Pedro Afonso (a distância ditou que não nos tivéssemos ainda encontrado desde o funeral do Pai), com a Zélia e com a Joana Afonso. Estar com quem esteve mais perto de José Afonso instala-nos a sensação de estarmos ainda mais perto dele. Foi com gente bem viva que estivemos ali. É muito bom estar com gente que está viva e com os olhos bem abertos. E a mente. Como diria Manuel António Pina: Ainda não é o fim, nem o princípio do mundo. Calma, é apenas um pouco tarde.

(Esta sessão foi gravada e passará na Antena 1 no próximo dia 8 de dezembro).