domingo, 27 de novembro de 2022


A exposição de João de Azevedo abre hoje, às 18 horas, no Espaço João Paulo Cotrim, da Casa da Cultura, Setúbal. Estas são as palavras que juntei para a apresentação da mostra. Até já.

Em Maio de 2015 João de Azevedo expunha pela primeira vez o trabalho que desenvolveu à volta da capa do álbum de José Afonso Com as minhas tamanquinhas, na Casa da Cultura, Setúbal.

José Afonso escreveu e cantou músicas novas. Mudou o mundo da música portuguesa. Para a divulgação do seu trabalho gravado convidou competentes designers para vestir os LPs que ía lançando para nosso prazer e sorte. José Santa Bárbara foi o mais chamado. Mas outros lembro: José Brandão, Alberto Lopes e  João de Azevedo também foram convocados. Em Abril de 2017 ocupámos as paredes da Casa da Cultura com uma grande exposição sobre o trabalho gáfico na obra de José Afonso. Chamou-se à mostra Mas quem vencer esta meta que diga se a linha é recta. Estiveram presentes os autores mencionados. João de Azevedo também, ºé claro. Conheci em 2013. Só lhe atribuia o pormenor de ter feito a capa do disco Com as minhas tamanquinhas. Percebi que é um homem cheio de mundo. Convidei-o para desenvolver a ideia iniciada nas Tamanquinhas, com o sentido de fazer uma exposição na Galeria da Casa da Cultura. Aceitou o convite e entusiasmou-se. O resultado foi uma exposição transbordante de alegria e emoção. 

Ficámos muito amigos. Muitos outros trabalhos se desenvolveram. A sua morte foi um choque dificil de suportar. Estas iniciativas tentam corrigir a interrupção e procuram recordar um homem único. Um ser humano com o sentido da solidariedade instalado na pele. Temos saudades do João, por isso queremos estar aqui com ele.


Em 1976 saiu o álbum Com as Minhas Tamanquinhas. É o trabalho mais directamente político de José Afonso. Andam por lá denúncias, ironias, gozos tremendos.  Estes desenhos de João de Azevedo documentam essas preocupações e desejos, agora que estas músicas únicas e intemporais voltam a circular nos pratos dos gira-discos, nos leitores de CDs, nas plataformas musicais, nos nossos sentidos.  Muito obrigado, João de Azevedo. Muito obrigado, José Afonso. 

 

Fotografia: João de Azevedo e José Afonso em Roma, e capa do álbum Com as Minhas Tamanquinhas.

facebook