sábado, 27 de março de 2021

Ricardo Guerreiro Campos







A DOR DÓI, O BOI MUGE | Ricardo Guerreiro Campos expôs na galeria da Casa da Cultura - Setúbal em fevereiro de 2016. Originalidade didáctica em saudável convívio com entusiasmo e rigor. Teatralização de formas conjugadas em espaço vivo e actuante. Transformação de matéria com sentido inteligível da forma e da cor. Exposição/instalação com apresentação do crítico de arte e professor Carlos Vidal que disse assim:  

CONSTRUIR FORMAS: A TAREFA DO AUTOR E DO OBSERVADORO trabalho pictórico realizado pelo Ricardo Campos no seu ano de finalista da FBAUL (2014) levou à letra a expressão “trabalho pictórico”. Primeiro, porque se tratava de um trabalho mesmo – o autor preparava, arranjava ou cortava os suportes, muitas vezes rectângulos de madeira de baixa altura e dimensão em extensão horizontal, preparava, construía o suporte onde fazia inscrever um fragmento de imagem. Em segundo lugar, dir-se-ia que essa “imagem” era sempre pictórica, ou fantasmagoricamente pictórica não sendo puramente da ordem da pintura: evocava o preto e branco do desenho quanto o preto e branco da fotografia.

Por fim, não só o suporte como também a imagem eram trabalhados, retalhados, reduzidos ao fragmento quase ilegível de tão subtil. O ponto de partida para o pequeno desenho inscrito na larga e horizontal “linha” ou pedaço de madeira podia ser a fotografia ou um frame de um vídeo, mas uma imagem trabalhada era/é, sobretudo, um fragmento (uma boca, mão, uma linha branca num rectângulo maior, etc.), fragmento esse que, devido à sua escala e forma de presença, ora não era visto, ora era/é visto como aquilo que não era (não é): um desenho, uma fotografia p/b, uma parte da própria ripa quando os nós se faziam notar. O que parece não é – se algo parece um desenho, é porque é uma pintura (o contrário também é aplicável).

De outro modo, havia um jogo e um trabalho: o trabalho supunha a feitura do suporte e da imagem, o jogo tratava de nos fazer oscilar entre imagens (quando a imagem central, um corpo, por exemplo), entre imagens e entre o pequeno e o grande formato, pois o trabalho convocava o exterior à imagem e nele integrava a não-imagem, ou seja, aqui, o vazio.
E o formato, grande ou pequeno tudo aqui parece ser da ordem do indecidível, é fruto tanto da imagem como do seu exterior, quer dizer, a imagem é todo o campo do suporte, ora preenchido, ora esvaziado: esvaziado de imagem mas contaminado por esta.
Uma palavra que podemos ir buscar pode ser “interactividade”. A imagem joga com o que a rodeia, teatraliza todo o campo (e a realidade da cenografia e do teatro não é estranha ao autor, com experiência no terreno); a imagem interage com o vazio e espaço que a cerca/rodeia. Dessa envolvente a imagem deixa de o ser para, tudo no seu conjunto, ser antes FORMA, outra Realidade (pois muitas vezes a imagem é Realista e a capacidade de representação do autor vem à superfície).

Mas a FORMA é o conjunto da imagem, do que a rodeia e do suporte. Esta interacção é interior ao “trabalho pictórico”, é esta interacção que faz de um trabalho um “trabalho pictórico” e não apenas um desenho ou uma pintura, se não quisermos usar o termo “instalação” (também viável). Esta realidade interna é interactiva, disse, mas também performativa.
O “trabalho pictórico” é performativo porque as suas partes relacionam-se e fazem-se umas às outras ou umas com as outras. Trata-se, portanto, de uma performance pictórica. Mas há, no Ricardo Campos, uma outra vontade: não só a que o liga ao teatro, mas também à arte como campo que pode formar o visível, o gosto pelo visível, o gosto pictórico ou, numa perspectiva digamos “humanista”, o autor não deixa de estar ligado à arte como coisa potenciadora de educação e formação, frequentando mesmo um mestrado em Educação Artística.
Então teremos de concluir que a arte educa porque impõe ao espectador um trabalho, que é um trabalho de ver e construir o visível. Um trabalho paralelo, claro, ao do artista. Que vê, constrói e volta a ver. E dessa conjugação nascem as Formas. [
Carlos Vidal, 2016] 

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