segunda-feira, 1 de julho de 2013


A RAINHA DO NADA | Histórias para ver, ler e contar, 
e voltar a ver...

Está sempre a acontecer qualquer coisa nas nossas vidas.  Todos temos episódios para contar quando o dia chega ao fim. Coisas boas, coisas ruins... coisas. Umas caem na vulgaridade dos relatórios pessoais diários, outras tiram-nos do sério ou empolgam-nos. Há vidas povoadas de agitadas e deliciosas histórias. 
Zé Nova passa a vida a fazer desenhos.  É a vida dele. E há um gato na vida do desenhador. O Heitor. Heitor Nova, pois claro. Um sacana de um gato que tem a mania que é dono do seu criador e que passa a vida a observá-lo e a fazer aquelas coisas que os gatos fazem.
Zé Nova utiliza as suas vivências para contar histórias que são imagens das nossas vidas.
A sua actividade profissional é  uma espécie de atento diário gráfico. 
É assim a vida de um artista. O fazedor de imagens observa discretamente a existência alheia, para depois a contar com contornos apurados de malícia, ternura ou crítica. 
A Rainha do Nada aparece do nada, não sabe de nada, não tem nada, não quer saber de nada. Só sabe que quer ser andorinha, e aconchega-se nesse ninho surrealista, inscrito em matéricos suportes antes utilizados em outras construções.
E depois há o teatro. Representação importante na acção profissional de Zé Nova. Trabalha na concepção de figurinos para vários grupos. TAS - Teatro Animação de Setúbal, Fontenova, Dançarte, Lua Cheia, entre outros, já experimentaram as vestimentas deste exigente costureiro. Sim, costureiro: é ele que executa os figurinos que desenha. 
Um competentíssimo costume designer que não entrega as suas acarinhadas criações a mãos alheias.
Mantem também colaboração com a Porto Editora, na elaboração de manuais escolares. Foi para estes editores que concebeu, em parceria criativa com a escritora Luísa Ducla Soares, a figura do Alfa. Um boneco que ajuda a malta mais nova nos afazeres escolares. 
A Rainha do Nada, o Alfa, os figurinos que experimentaram os palcos e, claro, o gato Heitor, vão estar na galeria do casarão da cultura setubalense. A exposição abre na próxima sexta-feira, dia 5, e fica por cá até 1 de Agosto.
Convidados. Apareçam.
Quem não aparece... esquece.
facebook