sexta-feira, 12 de outubro de 2012


GEOGRAFIAS DE UMA VIDAA sessão desta noite inaugura a rúbrica Muito Cá de Casa. Pretende-se que autores com trabalho reconhecido falem da sua experiência  criativa. A ideia é convivermos com o início de tudo. Percebermos como tudo começa na casa do criador.
Começamos com dois autores - uma historiadora e um ficcionista - que aceitaram falar acerca de uma figura que muito admiram. Geografias de uma Vida é também exposição patente na Casa. Olhando o percurso de vida de José Afonso, percebemos que a conversa vai dar pano para mangas. Apareçam.

 LUÍSA TIAGO DE OLIVEIRA | Historiadora. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1981. Mestrado em História Cultural e Política (parte escolar) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em 1983.
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica com os temas A Imprensa em Portugal em 1846-1847 e A Maria da Fonte e a Patuleia,  ISCTE, 1987.
Doutoramento em História Moderna e Contemporânea, na especialidade de História da Cultura e das Mentalidades, com a tese O serviço cívico estudantil (1974-1977). Estudantes e povo numa conjuntura revolucionária, ISCTE, 2000.
Professora auxiliar no ISCTE.
OBRA PUBLICADA
Como investigadora tem Intensa colaboração em publicações da sua área académica.

LUÍS CARDOSO | Estudou nos colégios missionários de Soibada, Fuiloro e no Seminário de Dare. Quando se deu a revolução do 25 de Abril de 1974 em Portugal frequentava o ensino secundário em Díli, vindo posteriormente a prosseguir os seus estudos em Portugal.
Não esteve presente na guerra civil e na posterior invasão indonésia, tendo concluído os seus estudos, no exílio. Formou-se em Silvicultura pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, onde tomou conhecimento das obras científicas e poéticas de Ruy Cinatti que o ajudaram a fazer a viagem de regresso ao mundo físico e sobrenatural de Timor-Leste.
OBRA PUBLICADA
Crónica de uma travessia – A época do ai-dik-funam (1997)
Olhos de Coruja, Olhos de Gato Bravo (2001)
A última morte do Coronel Santiago (2003)
Requiem para o navegador solitário (2007)
facebook