terça-feira, 29 de março de 2005

Hans Christian Andersen



O Bicentenário de Hans Christian Andersen, escritor nascido em Odense, Dinamarca, a 2 de Abril de 1805, será celebrado em Setúbal no sábado, dia 2 de Abril, na livraria Culsete com uma sessão aberta ao público marcada para as 17h.
Fátima Ribeiro de Medeiros, investigadora na área do conto, fará uma palestra sobre os contos de Andersen.
De seguida será relevado o panorama da recepção portuguesa da obra de Andersen. Quantos de nós, dos mais velhos aos mais novos, não trazem da sua infância um conto de Andersen, nesta ou naquela edição?

Finalmente será apresentada a obra HISTÓRIAS E CONTOS COMPLETOS DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN, acabada de editar, com tradução de João José Pereira da Silva Duarte e que é desde já o acontecimento português mais relevante deste centenário, pois, pela primeira vez, estão disponíveis em português, e em tradução directa do dinamarquês, todos os contos de Andersen.

Hans Christian Andersen, que passou um mês em Setúbal, de 8 de Junho a 8 de Julho de 1866, e que ali plantou um abeto para símbolo da união entre os povos, é o estrangeiro cuja ligação a Setúbal mais honra a cidade. Ao reconhecê-lo, com esta e outras importantes homenagens, já anunciadas ou ainda em preparação, os setubalenses de hoje vão merecendo o respeito dos setubalenses de amanhã.

(Do convite da organização)