terça-feira, 11 de maio de 2004

Vendedor de Passados

O escritor angolano José Eduardo Agualusa, vai estar em Setúbal, na Escola Secundária Bocage (antigo liceu), na próxima Quinta-feira. Agualusa é um dos mais importantes escritores de lingua portuguesa da actualidade. É também autor de saborosíssimas crónicas na Pública (separata do Público, aos Domingos).

O convite para este encontro com o escritor, partiu da associação de pais da escola, e destina-se a proporcionar aos alunos um contacto directo com um autor, cujos textos foram estudados ao longo do ano lectivo.

José Eduardo Agualusa acaba de publicar mais um livro. Titulo: "O Vendedor de Passados". Segundo a nota do editor, trata-se da história de "Félix Ventura. Um senhor que escolheu um estranho ofício: Vendedor de passados falsos. Os seus clientes, prósperos empresários, políticos, generais, enfim, a emergente burguesia angolana, têm o futuro assegurado. Falta-lhes, porém, um bom passado. Félix fabrica-lhes uma genealogia de luxo, memórias felizes, consegue-lhes os retratos dos ancestrais ilustres. A vida corre-lhe bem. Uma noite entra-lhe em casa, em Luanda, um misterioso estrangeiro à procura de uma identidade angolana. E então, numa vertigem, o passado irrompe pelo presente e o impossível começa a acontecer. Sátira feroz, mas divertida e bem humoprada, á actual sociedade angolana, - O Vendedor de Passados - é também (ou principalmente) uma reflexão sobre a construção da memória e os seus equívocos."

O encontro com Agualusa é às cinco horas da tarde, no auditório José Saramago. Apesar de estar destinado aos alunos, quem quiser aparecer, será recompensado com uma agradável conversa, disso não tenho dúvidas. É bom ouvir este escritor, que para além de escrever superiormente é também um admirável contador de histórias.
Sejam bem-vindos.

JTD