JOSÉ FARIA é um artista com trabalho de folgo na gravura e no seu ensino. Os desenhos de José Faria saem dos corpos que sofrem, mas que também amam. A mulher e a maternidade são alusões constantes nos seus desenhos e pinturas.
Partilho uma percepção pessoalíssima: lembro-me de Cipriano Dourado quando observo estas linhas que Faria traça. Há um conhecimento da história da gravura que tem referências. A tradição é respeitada, mas esse realismo, desmontado, respira contemporaneidade. Os desenvolvimentos adquirem uma linguagem própria, revelados pelo rigor na aplicação e pelo recurso às vantagens tecnológicas dos processos da gravura. Um artista contemporâneo que abraçou a tradição da representação desenhada. Um desenhador exímio que percebeu os males da humanidade e os revelou desenhando. A beleza denuncia. A mulher é modelo preferido. Mulheres que querem viver como gente grande. Mulheres emancipadas e decididas a viver melhor do que as suas mães. Mulheres de agora. OS MUNDOS NO CORPO é o título escolhido para a mostra. Excelente título. O trabalho exposto será uma surpresa para mim. Há por ali desenhos recentes. E nós gostamos de ser surpreendidos, não é verdade?
A exposição abre amanhã, sábado, às cinco da tarde, e vai estar patente até meados de Agosto.
OS MUNDOS NO CORPO
José Faria
Galeria de Exposições Augusto Cabrita
Fórum Municipal do Seixal
27 de julho - 14 de agosto
