Álvaro Siza e Frank Gehry Trabalharam juntos em projectos de relevo. Apesar de praticantes de arquitecturas que parecem estar de costas viradas, desenvolveram amizade e convívio intelectual.
Álvaro Siza depura, retira o que está a mais dando preferência ao lugar, ao que o envolve e à luz. Frank Gehry faz escultura. Os seus trabalhos são instalações que, embora respeitando o lugar, dão preferência ao que pode ser exibido, em extenção da arquitectura necessária.
Na Fundação de Serralves está visitável uma exposição, na Ala Álvaro Siza do museu, intitulada "O Século de Gehry". A exposição serve para mostrar precisamente a colaboração e o convívio mantido entre os dois arquitectos que marcam a arquitectura do seu tempo. Ainda não pus lá os pés, mas vou dar corda aos sapatinhos e vou rumar até ao Porto um dia destes. A exposição — que acredito ser extraordinária — espera-nos até ao fim do ano. Arquitectura elogiada. Bom domingo.

