domingo, 6 de abril de 2025

Terra da fraternidade

Grândola mudou muito desde aquele dia em que José Afonso se emocionou na sociedade "Música Velha". Existem hoje estruturas culturais de grande qualidade de apoio à fruição de reisentes e de quem por lá passa. Os arquitectos Pedro Domingos e Pedro Matos Gameiro são os autores do projecto da Biblioteca e Arquivo Municipal. Trabalho notável. Este lugar instalou na cidade a centralidade cultural e de lazer.


Ontem, 5 de março, sábado, houve o lançamento de um livro importante e abriram duas exposições: "Dentro de ti, ó cidade", fotografias dos dias que se seguiram ao 25 de Abril de 1974, da autoria de José Carlos Nascimento, e os "Grafismos em Liberdade", cartazes impressos depois de Abril, e que nos informaram e animaram os dias de procura de toda a informação até aí ocultada. Estes cartazes estão ali graças ao trabalho de recolha e manutenção do Arquivo Ephemera e da Biblioteca Silva. Agradecemos aos seus mentores, respectivamente José Pacheco Pereira e Jorge Silva. E agradecemos a António Figueira Mendes, presidente do Município, e a Carina Batista, vereadora da Cultura, esta oportunidade de mostrarmos o esforço de tanta gente.

Antes destas aberturas assistimos ao lançamento do livro "CADEIA DE CAXIAS, a repressão fascista e a luta pela liberdade". Livro que dá a conhecer os cerca de 10 000 homens e mulheres que a PIDE encerrou nesta cadeia entre 1936 e 1974. O livro tem 778 páginas. Passando os óculos rapidamente por todos estes nomes, dou com as lentes em dois amigos que por lá passaram: José Afonso e Carlos Oliveira Santos. Achei curiosa a designação profissional. Carlos Oliveira Santos aparece como estudante. Certo. E José Afonso como Agente de Promoção Artística. Curiosa profissão, mas que designa actividade perturbadora. Está certo, também. Intervenções dos dirigentes da URAP — Edgar Costa, Álvaro Pato e David Geraldes —, de uma comoção contagiante.

Entrecortadamente ouvimos cantares alentejanos. O "Grupo Coral Vila Morena" fez a ligação entre as várias actividades. Tarde repleta de brilho e de emoções. Muito obrigado, Grândola.