Percebi que existia um fotógrafo chamado Roberto Santadreu por causa da fotografia que ele fez a José Afonso para a capa do álbum GALINHAS DO MATO. Depois conheci-o pessoalmente e ficámos amigos.
Percebi então o que aconteceu a este chileno a viver em Portugal desde o tempo da revolução de Abril. Não lhe agradou a ideia de viver numa feroz ditadura de extrema-direita e zarpou para Itália. A ditadura de Pinochet foi sangrenta. Mas Roberto Santadreu, já a viver em Itália, viu fotografias que mostravam a intensidade do que se passava por cá em 1974 e resolveu perceber o que estava a acontecer com os seus próprios olhos. Com os olhos e com as lentes da máquina fotográfica. Nunca mais parou de registar o que a sua imaginação foi observando. E Lisboa passou a ser o seu posto de observação. A literatura inspira-o e dá~lhe motivos para olhar e registar imagens.
Nesta exposição, na Casa Da Cultura | Setúbal, vai homenagear o grande escritor Juan Carlos Onetti, aludindo ao seu magnifico livro O ESTALEIRO. Abordaremos a vida e obra do escritor e do fotógrafo. A abertura da exposição é no próximo sábado, a partir das sete da tarde. Até lá.