segunda-feira, 15 de abril de 2024

50 anos de liberdade - Design de comunicação (3)


BOCAGE - BODONI | 
Foi já no ano de 1994. A liberdade e a democracia já contavam vinte anos. Resolvi inventar uma relação de amizade entre Bocage e Bodoni. Propus a ideia para que se integrasse nas Festas Bocageanas que se realizam sempre em Setembro. O Departamento Cultural da Câmara aceitou e deu todo o apoio. A coisa fez-se.
Claro que Bocage nunca conheceu Bodoni. Tudo isto foi inventado. Mas de facto foram contemporâneos. E poderiam perfeitamente cruzar-se nas actividades que desenvolveram. Um poeta/escritor, outro autor tipógrafo. Bodoni criou a tipografia que tem o seu nome. Tipo de letra com uma eficácia e elegância que ainda hoje permite recriações e utilizações ousadas. Também a grafia dos nomes animou grafismos. BOCAGE/BODONI têm o mesmo número de letras, separados pelo mesmo número de sílabas e começam ambos por B. Encontro marcado: Bocage conviveu com Bodoni, em Setúbal, naqueles dias de setembro e outubro de 1994.
Foi convocada muita gente que generosamente correspondeu com mais ideias. Eu apresentei a ideia inicial à Inês Lamim e à Marta Dias, e depois ao Departamento de cultura. Desenvolvi a ideia em dez ampliações de composições de letras do tipo Bodoni, em telas quadradas com dois metros de lado, que foram instaladas na Casa Bocage, na altura galeria de arte. Foi também na Casa Bocage que a Marta Dias cantou poemas de Bocage, musicados por ela para o evento, acompanhada por Dimas Pereira. Miguel de Castro leu poemas. O Rui Mesquita e o João Costeira fizeram, na Biblioteca Municipal, uma performance em que inventavam um diálogo entre Bodoni e Bocage. O ambiente foi descontraído e divertido.
Tudo isto ficou documentado em publicação — aqui mostrada na imagem — incluindo textos de Inês Lamim, que "explicou" esta amizade entre poeta e tipógrafo, e Álvaro Arranja, insistindo na ideia de liberdade na poesia de Bocage.
A exposição ainda viajou até Parma, onde experimentou as paredes do Museu Bodoni.
Foi assim. Foi bom.