quinta-feira, 14 de março de 2024

Receituário

REDESENHAR O MUNDO | O título desta edição do MADRID DESIGN FESTIVAL 2024, diz (quase) tudo. Quem cria deve ter a cabeça no ar, salvo seja, como se costuma dizer. Deve observar e sentir o seu tempo e o espaço onde se encontra com o mundo. Quem cria tem de perceber o mundo.
Não acredito em artistas regionais de paróquia. Comportamentos corporativos de capela causam-me brotoeja. Não acredito no "é nosso é bom, ponto final". Madrid percebeu muito cedo que os artistas, os agentes de cultura, devem pisar o chão do mundo. É o cosmopolitismo que faz crescer as cidades. E as cabeças das pessoas também, já agora. Lembram-se da Movida madrilena e de Tierno Gálvan? "Madrid me mata".

É por estes canais que respiro. E transpiro. É com esta gente que gosto de estar. Quem estiver por perto apareça. Vale a pena. Aprende-se sempre, quando se viaja pelo mundo dos que querem mudar o mundo.
Acrescento aqui um pedaço do texto promocional:
"A sétima edição do Madrid Design Festival voltará a converter a cidade num referente desta disciplina, com um vasto programa de atividades protagonizadas por designers, especialistas e profissionais do setor. Os encontros de criação alternativos, a força unificadora do design, o diálogo e o intercâmbio entre profissionais, empresas e instituições são os pilares desta nova edição.

Sob o lema comum às anteriores edições – Redesenhar o mundo -, o festival tem como propósito reivindicar o design como uma ferramenta capaz de promover o diálogo e de oferecer uma nova abordagem dos problemas e das circunstâncias que definem o nosso dia-a-dia, proporcionando novas soluções, através do diálogo do design com disciplinas como a ciência, a moda, a música, a arte e o artesanato, mas também abordando questões que atingem e afetam a nossa sociedade, como o despovoamento ou a solidão entre os jovens."

madriddesignfestival.lafabrica.com/

facebook