terça-feira, 19 de março de 2024

Deambulatório

EM MADRID ME PERCO II | Sempre que viajo é para descobrir o que não tinha percebido até aí. Tentar conhecer o que ainda não me tinha passado pelos óculos. O momento da surpresa, da descoberta, é para mim uma alegria e um prazer. Conheço o trabalho de Antoni Tàpies desde que comecei a olhar para a Arte como objecto de conhecimento do mundo que me interessa. Ainda estudante, juntei grados trocos para comprar um livro seu de formato bastante fora do normal. Foi o livro maior e mais caro que comprei até hoje. Entretanto fui juntando à biblioteca pessoal muitos outros livros e catálogos sobre a sua obra. Já vi muitos trabalhos de Tàpies por esse mundo. Participei na abertura de uma sua exposição no CCB, no principio deste século. Nessa abertura, estive mesmo muito perto dele e ouvi comentários seus aos trabalhos expostos. Não, não é postura de socialite. Desprezo isso. É vontade de ouvir quem tem coisas para dizer. Esse hábito ainda não perdi. 

Quando percebi a existência de uma sua exposição retrospectiva agora em Madrid, coloquei-a no roteiro desta viagem. Fui entretanto informado de que era esta a sua maior retrospectiva de sempre. Logo, era previsível que iria encontrar ali trabalhos que nunca tinha visto ao vivo, e, talvez, nem mesmo em material impresso. Aconteceu. Este deambulatório por Madrid, e particularmente pelo "Reina Sofia", foi uma surpresa polvilhada de alegria e bem estar intelectual. Fico com vontade de voltar sempre a estes lugares onde a felicidade tem momentos altos.

As imagens que ilustram este deambular são as que me apeteceu colocar aqui. Captei-as com o iPhone e editei-as com a intenção de as mostrar com a melhor resolução possível para este espaço. Algumas pinturas são minhas amigas há muito. Outras não conhecia de todo. Aqui estão, sem regras de apresentação pessoal. Estar tão perto de algo que foi feito por alguém que tanto admiramos provoca emoção e orgulho. Perdoem-me a ousadia do desabafo. Foi tão bom estar ali. 



facebook