domingo, 21 de janeiro de 2024

SOLIDARIEDADE


Queremos ser informados por jornalistas sérios. Queremos jornais sérios. Esta posição do André Carrilho é a de quem é sério e solidário. Estou com ele. Estamos juntos. Sempre!

"Não tenho falado publicamente do Diário de Notícias, nem da Global Media. Sou parte interessada. Comecei a trabalhar no DN em 2007 e durante 16 anos fui o cartunista e ilustrador residente. Decidi interromper a minha colaboração a semana passada, depois de uma conversa franca e amigável com a direcção editorial antes da passagem de ano. As minhas razões obviamente incluem a recente crise no grupo com suspensão de pagamento, mas também opções pessoais que fazem parte do trabalho de freelancer. A porta manteve-se aberta de ambas as partes para voltar. Mas este é o primeiro Sábado em 16 anos que não tenho um desenho publicado no DN.
No meio destes tempos tumultuosos a lealdade que sinto com o legado do DN e as pessoas que lá trabalham, incluindo a direcção editorial, entra em conflito com a luta laboral e a indignação contra quem destrói um património de todos nós. De passagem pondo em causa a pluralidade do espaço público e do jornalismo em Portugal. Ser leal a um legado, a uma marca, a uma equipa ou a um ideal de jornalismo? Tenho muito a dizer sobre a situação do DN, mas não quero contribuir para que desapareça. Eis a questão que eu e outros colaboradores das publicações da GMG navegamos, muitos em silêncio ponderado. Participo nas acções colectivas de luta, deixando a iniciativa aos que têm vínculos contratuais, mantendo a minha perspectiva individual reservada. Mas hoje a posição só pode ser esta: a minha inteira solidariedade pelos que lá continuam, e o meu aplauso por esta capa histórica. Estamos juntos, sempre."
André Carrilho.

facebook