quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Receituário

Vem aí um novo Wenders. E que bem acompanhado que ele vem. Traz consigo Kiefer. Terminar o ano com o melhor — DIAS PERFEITOS — e começar o próximo com estas soberbas imagens permite-nos ter esperança no futuro. A Arte dá-nos esperança. 

Os políticos de extrema-direita são gente que quer ver a Arte pelas costas. Estão muito próximos da delinquência. Falham sempre. Mas os políticos de esquerda também têm as suas falhas. A Cultura é fundamental. Quem rejeita a História, a Literatura, a Filosofia, a Estética e o Conhecimento Crítico, não percebe nada. Foi José Afonso que disse: "Há quem viva sem dar por nada. Há quem morra sem tal saber". Abel Salazar, professor de medicina e artista, dizia: "Quem só percebe de medicina, nem de medicina percebe". Usufruirmos do melhor da cultura também é estarmos atentos à política. Um povo sem cultura é um povo miserável, que se arrisca a ser governado pelos piores. A extrema-direita está atenta à ignorância dos que pode manipular. 

Os artistas são quem melhor interpreta o tempo que vivemos. Está tudo na literatura, na filosofia, na história, nas actividades artísticas. Na Arte. Não é na repugnante ornamentação decorativa que se quer fazer passar por arte, é na ARTE, assim com maiúsculas, e com substância no terreno. 

Este filme em que Wim Wenders mostra Anselm Kiefer estreia no país Portugal logo no início de 2024. Excelente maneira de começarmos o ano.


facebook