sábado, 18 de fevereiro de 2023

África minha

Alain Corbel foi o convidado estrangeiro da Festa da Ilustração - Setúbal, 2022. É um artista extraordinário que encara a sua actividade como um orgão que respira. Está vivo e insiste em mostrar que todos devemos ter direito a viver como quisermos. Vivermos "como gente, e não como homenzinhos e mulherzinhas", como sugeria José Afonso. 

O Alain está a partir de hoje a expôr outros trabalhos em Lagos. É importante irmos até lá. Não se perde nada. Só se ganha. Muito.

ALAIN CORBEL, Bretanha, França, 1965.
“Nasci na Bretanha e a minha relação com África começou realmente em 2001 com uma colaboração com o Pedro Rosa Mendes para o livro “Ilhas de Fogo”, a convite da ONG ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos. A partir daí a minha relação com África foi-se aprofundando, e fui-me envolvendo em vários projetos artísticos e sociais nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Colaboro regulamente com a ACEP, uma ONG que edita livros, ensaios e uma revista, “Mundo Crítico”, para a qual fiz a primeira capa, encontrando-me agora a realizar um retrato do Amílcar Cabral para a capa do próximo número.
Colaboro, também, há muitos anos, com várias entidades dos PALOPS, coordenando ateliês de Ilustração na Escola Nacional de Artes Visuais e Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, e na FONG- STP - Federação de Organizações Não Governamentais em São Tomé e Príncipe.
Entre 2011 e 2014, organizei e coordenei “Unspoiled África”, um programa de estudos para levar jovens americanos para Cabo-Verde e São Tomé, e recentemente tive o prazer de ter a exposição, “O jardim dos Kongolotes”, na Casa da Cultura em Setúbal, cujo conteúdo tem a ver com África: obras 3D feitas em África e ilustrações para um livros de poemas do poeta cabo-verdiano José Luís Tavares.
Ao nível da ilustração, coordenei o livro "Notícias do Quelele, Bairro de Bissau” (2007); entre 2010 e 2012, coordenei e ilustrei os 2 livros do projecto de meninos de rua “Vozes de Nós”, os livros “Coup de theatre a São Tomé" e "Les poissons viennent de la foret", de Jean-Yves Loude, o livro "Lenin Oil", de Pedro Rosa Mendes, a revista Granta África”, e escrevi em 2003 o livro “A viagem de Djuku” ilustrado pelo Eric Lambé.
A minha paixão de sempre pelos artistas "populares" proporcionou-me o encontro, em S. Tomé, com o Senhor Mascarenhas, mecânico já reformado, e tenho o plano de editar um pequeno livro com o seu trabalho. Apresentá-lo neste “Diálogos do Sul” será um dos meus desafios." (Alain Corbel)

18 FEV│15:00 e 21:00
3.º ENCONTRO "DIÁLOGOS DO SUL" na Biblioteca Municipal de Lagos com Selma Uamusse, Alain Corbel e Fernanda Almeida (moderação).

15:00 – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “A ÁFRICA DE ALAIN CORBEL”
Exposição de ilustrações, fotografias e trabalhos inéditos do artista bretão Alain Corbel, especialmente selecionadas para o encontro “Diálogos do Sul”.
▪️ Patente ao público até 11 de março de 2023.