quinta-feira, 30 de junho de 2022

Se não lhe fizer falta


A expressão é do João Paulo Cotrim e revela o quê?! Educação, ironia, humor. Derramava com a frequência de quase sempre estas especiarias pelo convívio. Estar com o Cotrim era um prazer. Ou quase, acrescentaria ele.

As exposições da Festa vão-lhe ser dedicadas. Todas. Mas há uma que é documento sobre a sua passagem pela cidade e pelas exposições em que participou. Muito vai ser reunido e mostrado sobre o que pensava e dizia sobre esta disciplina tão próxima do seu coração enorme.

Para o catálogo da segunda edição da Festa, escreveu este saboroso texto:

ABAIXO DO RADAR

"Não pensamos muito nisso. Não pensamos muito em ilustração. Eis um dos aspectos que a tornam interessante: tem múltiplos rostos e experimentamo-los a cada dia (quase) sem darmos por isso. Tem tanto de artesanato como de arte, pode ser erudita ou popular, espraia-se por suportes distintos, entrando em galerias ou repousando em papel, comentando com humor agreste ou deixando-se tocar pela suave melancolia. Em relação com o texto ou com o tempo, tão só isso. Voa abaixo do radar e apanha assim as correntes de ar dos dias. Não pensamos muito nisso, mas perturba-nos e alegra-nos. Um toque de beleza, mesmo quando o assunto é feio. A leveza, mesmo quando o estilo se faz ambicioso. É Preciso fazer um desenho? volta a celebrar esta movediça variedade, dando atenção a nomes clássicos como contemporâneos, suscitando produções exclusivas e recolhendo memórias, propondo pontos de situação. Breves, como desenho em papel de jornal. Mas fundamentais para resolver os enigmas. Não pensamos nisso, mas a ilustração portuguesa possui mistério: nunca uma geração como a actual foi tão bem iluminada, isto é, teve tamanha notoriedade, em momentos no qual as condições, as propostas e os projectos são rarefeitos.Ou seja, quando tudo parecia condená-la, esta linguagem está mais viva do que nunca. E fala pelos cotovelos. Razões, portanto, para entrar nesta Festa da Ilustração, que, na sua segunda edição, voltou a transformar a cidade em cruzamento".

As ilustrações deste cartaz são de André Carrilho (Ilustrador convidado da primeira Festa - 2015) e de André Letria (Ilustrador convidado de 2022).

facebook