terça-feira, 28 de dezembro de 2021

João Paulo Cotrim 2022






Quando a Festa da Ilustração - Setúbal foi proposta ao vereador da cultura, Pedro Pina, a concepção já estava engendrada entre mim, o João Paulo Cotrim e o Jorge Silva. O Pedro gostou da ideia e entusiasmou-se mesmo muito. 

O ataque à redacção do Charlie Hebdo — factor determinante para a realização da Festa — tinha sido em janeiro - 2015 - e a coisa deveria realizar-se em Junho desse ano. Missão impossível? Nada disso. A Divisão de Cultura da Câmara Municipal convocou uma equipa extraordinária que começou de imediato a trabalhar. 

Claro que o nome que se me assomou de imediato à cabeça para a definição de propósitos e para contactos tinha de ser o do João Paulo. Ele trouxe ilustradores para a ribalta. A sua fama de generosidade e imenso conhecimento cultural tinha muitas histórias contadas. E eu tinha a vantagem de ser amigo dele e por isso de muitos ilustradores. Também eu estava cheio de ganas de mostrar o que se faz em ilustração por esse mundo fora. Juntámos a fome com a vontade de comer. Ele sugeriu que o Jorge Silva tratasse dos ilustradores históricos e propôs reeditar a ideia da Ilustração Portuguesa, mostras concebidas por ele para a Bedeteca, no tempo em que a dirigiu. 

A primeira Festa teve como convidado contemporâneo o André Carrilho, o veterano foi Lima de Freitas, mas também foi mostrado trabalho de Maria Keil, em exposição cedida pelo Museu da Presidência da República. E a Ilustração Portuguesa, claro está. 

Nos anos seguintes os convidados contemporâneos foram Nuno Saraiva, João Fazenda, António Jorge Gonçalves, Cristina Sampaio, André da Loba e Marta Madureira.

O João Paulo Cotrim está portanto associado à Festa da Ilustração e dos ilustradores desde a primeira hora, como se costuma dizer. As propostas para a Festa do próximo ano — 2022 — foram discutidas entre mim e ele. Concordou com o que propus e eu concordei com tudo o que ele acrescentou às minhas propostas. Era sempre assim. O João Paulo tinha sempre mais alguma coisa a sugerir, a tornar melhores as ideias iniciais. Trabalhar com ele era uma verdadeira festa. As ideias que discuti com ele vão agora ser apresentadas por mim à Divisão de Cultura do Município. Mas agora sou eu que acrescento uma nova proposta: A Festa da Ilustração 2022 vai homenagear João Paulo Cotrim. Do princípio ao fim. 

Muito obrigado, João Paulo. Devemos-te muito. Tudo.

facebook