terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Aos amigos do João Paulo Cotrim


Vamos esta quarta-feira, dia vinte e nove de dezembro do ano de dois mil e vinte um, despedirmo-nos do João Paulo Cotrim. Um dia que deveria ser para esquecer mas que nunca será esquecido. Um fim de ano que ficará na memória de todos nós pelas piores razões.

Ainda não percebi como vai ser viver sem o convívio com o João. Os almoços não serão tão saborosos. Os livros não serão feitos da mesma maneira nem terão lançamentos tão divertidos. A nossa vida muda quando quem nos muda a vida deixa de estar connosco. E não muda para melhor. Aguentaremos convocando a recordação. Mas não ouviremos mais as históricas expressões do Cotrim. Um ''foi quase um prazer'', era recorrente nas despedidas. Ou ''gosto mais de sexo, mas em não havendo...'' quando lhe era apresentado algo pretensamente surpreendente. Nos restaurantes, ao pedir o molho picante, finalizava com um ''se não lhe fizer falta''. As tiradas humorísticas surgiam em catadupa. Não é de anedotas que falamos. É de humor inteligente sempre polvilhado de conhecimento documentado. Na escrita surpreendeu sempre. Tornaram-se famosos os títulos à Cotrim. Verdadeiros ícones.

Resumindo: um homem culto, mas sem pitada de chatice ou banalidade. É isso: o convívio com o João Paulo Cotrim nunca se detinha na banalidade ou no gosto duvidoso. Era um esteta bem disposto. Um homem de cultura sem prosápia. Um homem bom. Um ser humano de excepção. Era comum diferentes grupos de amigos encontrarem-se por causa dele. O homem parecia uma instituição. Um abrigo de generosidade, talento e lucidez. Somos muitos, os amigos do João. Tratamo-nos por manos porque sentimos a amizade com intensidade. Vamos dar força à Isabel, a mulher que esteve com ele em todos os momentos. Não falamos da grande mulher que está atrás do grande homem. Expressão sexista tão em desacordo com o que sentimos. A Isabel esteve sempre ao lado e muitas vezes à frente do João. A Abysmo deve-se à sagacidade e inteligência destas duas figuras marcantes das nossas vidas. Gostamos muito de ti, Isabel. Estamos contigo.

Vamos despedir-nos do João Paulo Cotrim com o coração apertado e uma interrogação perturbante: e agora? É que a resposta não sai.

Imagem: sessão Muito Cá de Casa, na Casa da Cultura-Setúbal, de apresentação do premiado livro de Luís Cardoso ''O Plantador de Abóboras'', em que também participou Luísa Tiago de Oliveira. Fotografia de Ana Nogueira.

facebook