sábado, 24 de julho de 2021

Maria Lúcia Lepecki


Passam hoje dez anos sobre a morte de Maria Lúcia Lepecki. Brasileira naturalizada portuguesa por cultura e amor. Eu gostava mesmo muito dela, apesar de nunca nos termos cruzado.

Admirava-lhe a coragem e a cultura. As suas crónicas eram um regalo para a mente e o gozo. Lembro-me de uma entrevista em que falou abertamente de tudo o que a irritava. E percebi que muitas das irritações eram minhas também. Por exemplo: detestava Vinícios de Morais. Pela manteiguice, pelo sexismo, pelo bonitinho simplista e piroso. Não percebia (eu também não) como era possível uma mulher gostar daqueles textos. Eu gosto de gente assim. Gente que não tem medo de usar as palavras para desgostar de outras palavras. Sim, porque as palavras são actos, e muitas vezes destroem o amor que pretensiosamente pretendem alardear. De amor percebia ela. Assinalo este dia porque gostava muito de Maria Lúcia Lepecki (mas isso já tinha dito) e porque acho que os grandes seres humanos devem ser recordados. facebook