PARAGEM | Por esta altura do mês, mas no ano passado, eu publiquei aqui isto. Aconteceu na Casa Da Cultura | Setúbal. Quem haveria de dizer que hoje mantinha actualidade. O mundo parou mesmo.
FILOSOFIA A PÉS JUNTOS | A FILOSOFIA EM CONVÍVIO
O ponto é percebermos onde se cruza a filosofia clássica com o pensamento nos dias de hoje. A contemporaneidade chamada à pedra pelas ideias antigas. Percebermos que isto anda tudo ligado e que o que está a acontecer hoje não é nada nunca visto.
António De Castro Caeiro
— Professor de filosofia e tradutor de poesia clássica grega — assegura a pés juntos que tudo se repete. O ser humano não tem assim tanta imaginação.Estas conversas tornam-se um instrumento útil para a compreensão do presente, ajudando-nos a perceber e a combater o susto lançado por Nelson Rodrigues no século passado: “Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”.
FILOSOFIA A PÉS JUNTOS cresceu na curiosidade das pessoas. O que constou fez o seu caminho. Hoje estas “aulas” de António de Castro Caeiro são participadas por um público esclarecido e "perguntador". Pretendemos polvilhar de seriedade intelectual tudo o que aqui se propõe.
Esta iniciativa tem a colaboração permanente de
João Paulo Cotrim
, que estimula os diálogos e alonga a conversa. Uma das sessões contou com o poeta José Anjos
, que associou a filosofia a outras preocupações.