sábado, 20 de fevereiro de 2021

Tudo tem preceito



Homofóbicos, misóginos e demais fóbicos podem dormir descansados. Já têm quem vos defenda nas mais altas instâncias da República. 

Quando se têm opiniões nas redes sociais, temos que ter em conta, se formos responsáveis e razoáveis, que o que dizemos nos fica colado à pele. Quem vagueia por estes trilhos encontra por vezes garbosos docentes gabando-se das suas proezas pedagógicas, revelando-as numa linguagem de quem não sabe ler nem escrever, não se percebendo por que razão continuam a "professorar".  Ou por outra, percebe-se que quem os nomeia não lê as redes e pelos vistos não é feita uma avaliação inicial às qualidades das criaturas. Quem se lixa é quem depende dessa gentalha para "aprender". Também o que se passa nas admissões para cargos de responsabilidade administrativa é lamentável. Se calhar somos poucos, e alguém tem de fazer aquelas coisas. Mas somos assim tão poucos, ou a ficha de admissão tem de ser entregue no guiché certo? A escolha de gente funcionalmente analfabeta e raspadinha de princípios éticos e de cidadania deixa-nos pouco descansados. As demissões surgem, é certo, mas tarde e a más horas. 

Mais grave do que o rastreio para cargos de responsabilidade provinciana é agora este caso do senhor escolhido para presidente do Tribunal Constitucional. Como é possível que alguém com paleio de tasca de bairro, opiniões de taxista manhoso que revelam princípios de burgesso fora de moda, vá desempenhar funções que permitem decisões que dependem também — para além da formação jurídica — da sua adquirida opinião cidadã e cultura civilizacional. A gente sabe no que dão as interpretações da Constituição da República. Às vezes aquilo não é fácil. Nunca há unanimidades. As declarações escritas num passado muito recente pelo senhor presidente do Tribunal Constitucional estão ao nível mais parolo e ignorante que se possa imaginar. Eu não conseguiria imaginar uma situação tão rasca. Nem por brincadeira proferiria tamanhos dislates. Será que o presidente do Tribunal Constitucional pode cometer inconstitucionalidades? O disparate compensa? Dá imunidade? Como cidadão não fico nada descansado com esta nomeação. Mesmo nada.

Fonte DN

facebook