segunda-feira, 6 de abril de 2020




ESPAÇO ILUSTRAÇÃO | É PRECISO FAZER UM DESENHO?
A ilustração vive de facto grandes momentos. A Festa da Ilustração - Setúbal já não é estranha a quem vive por perto e já se infiltra no panorama global. Para além da Festa, que desde 2015 aconteceu sempre durante o mês de junho, a cidade passou a ter, a partir de janeiro de 2018, um espaço próprio para mostrar a ilustração que por cá se faz. É na Casa Da Cultura | Setúbal, chama-se Espaço Ilustração - É PRECISO FAZER UM DESENHO?, e abriu com a exposição GRANDES VIDAS PORTUGUESAS. Grandes portugueses ilustrados por grandes ilustradores, em mostra concebida pela Patológico para a Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Depois foi todo um desfilar de talento e surpresa. Seguiu-se Lord Mantraste com DESCULPEM, APAIXONEI-ME E NÃO FIZ NADA. Mas fez. O resultado desse estado de paixão revelou-se nestas paredes. Também vieram dois artistas lá de fora: Manuele Fior e Jiru Taniguchi, com o seu HOMEM QUE PASSEIA.
Para além desta oferta inicial e até hoje já passaram pelo espaço outros nomes maiores da disciplina: Mariana VianaMadalena MatosoJoão Maio Pinto, Helder Oliveira, André Ruivo, Tó Trips, Tiago Manuel, Rachel CaianoSara Feio, Agripino Maia, Ricardo CoxixoLuis Cavaco.

Fazemos por expôr quem tem trabalhos editados recentemente com o intuito de estimular sessões de animação específicas, em relação com esses trabalhos. Estes “ateliês” são frequentados por um público jovem e interessado.
Os trabalhos de Luís Cavaco estão ainda pendurados nas paredes, mas a necessidade de estarmos todos em casa dispensou visitas. Quando tudo isto passar, na reaberturada Casa, ainda lá estarão a aguardar visita.
Sigam a ilustração em Portugal e no mundo. Vale a pena. Até breve.
facebook