segunda-feira, 29 de julho de 2019

ALEGRIA DA CRIAÇÃO | José Afonso escreveu e cantou músicas novas. Mudou o mundo da música portuguesa. Mudou maneiras de fazer música, de transmitir sons, de ouvir. Para a divulgação do seu trabalho gravado convidou competentes designers que foram vestindo os LPs que ía lançando para nosso prazer e sorte. 
João de Azevedo foi um dos convocados. Concebeu a capa de Com as Minhas Tamanquinhas. Convidámos o artista para alargar a ideia gráfica deste trabalho. Sugerimos que o título se mantivesse e que o trabalho fosse desenvolvido a partir dessa ideia inicial. Respondeu com entusiasmo. Em maio de 2015 fizemos a exposição na galeria da Casa da Cultura. Agora, quando se assinalam os noventa anos do nascimento do poeta/cantor, renovámos o convite. Novos trabalhos serão acresecentados aos expostos há quatro anos. Depois de Linha Clara, de Cristina Sampaio, a Festa continua por mais um mês com João de Azevedo e as suas “tamanquinhas”.
Será com esta exposição que evocaremos o aniversário de José Afonso, nascido em 2 de Agosto de 1929.
Ícaro povoa estas superfícies de cor e inquietação. Os naufrágios das embarcações a abarrotar de gente que foge da fome e de ameaças várias, são há muito tempo preocupação do artista.
João de Azevedo têm o mundo todo no lado de dentro das suas preocupações. Estas pinturas são interpretações de sentimentos, contando sempre com a experiência das histórias vividas. São maneiras de interpretar a realidade. Realidade preenchida de sofrimentos mas também de alegrias. Encerramos com esta exposição a Festa da Ilustração de 2019. E assinalamos a alegria de termos vivido no tempo de José Afonso.

facebook