A DOR DÓI, O BOI MUGE | Ricardo Guerreiro Campos é o próximo artista a experimentar as paredes da galeria da Casa da Cultura | Setúbal. O trabalho do Ricardo merece atenção. Esta exposição merece a vossa atenção. Toda. Abre sábado. Convidados.
facebook
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

sábado, 27 de fevereiro de 2016


«Deste modo, Helena Vasconcelos sai vitoriosa da sua primeira incursão pelo romance. Com efeito, se Não Há Tantos Homens Ricos como Mulheres Bonitas que os Mereçam pode não ser uma obra-prima, está muito, muito longe de conter os “defeitos” de uma primeira obra. É, sem dúvida, uma obra de maturidade pessoal exprimindo a síntese conclusiva do pensamento de uma vida ligada à literatura e ao ensaio, privilegiando um fim de vida liberto mas sereno, despreconceituado mas sem alarde ou ostentação.»
E pronto. Agora é só contar com a vossa presença.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
CRISTO NÃO ERA FILHO DA MÃE | Não sou cristão. Não sou religioso. Não quero saber das crenças de cada um para nada. Mas não suporto quem não me suporta por não ter crença, nem quem não suporta as crenças dos outros porque não têm as crenças deles. Os fundamentalismos são repugnantes. Resvala-me na couraça da indiferença a agressão que possa causar a crentes convictos e ofendidos a campanha do Bloco de Esquerda. Mas, depois de tudo aprovado e aplicado na Assembleia da República, para quê levantar tanta polémica com um cartaz manhoso? Vivemos num país laico. Não despertem nos adeptos de fantasias desejos de vingança. As fantasias são para viver em privado ou lá uns com os outros. As vidas das pessoas e os seus direitos estão acima dessas parvoíces e das parvoíces que reagem às parvoíces.
facebook

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
O QUE EU ANDEI PARA AQUI CHEGAR | Vejo em rodapé, em noticiário da SIC-N, a recomendação: Vitor Bento e PCP defendem que o governo deve considerar a opção de nacionalizar o Novo Banco.
E o que ainda havemos de ver, ouvir e ler.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
DDLX 12 ANOS | Na próxima quinta-feira vamos festejar 12 anos de existência. E vai haver festa rija na Rua do Trombeta — Bairro Alto. João de Azevedo vai cá mostrar o seu excepcional trabalho "Com as minhas Tamanquinhas". Trabalho exposto originalmente na Casa da Cultura, em Setúbal. O João fez a capa do disco de José Afonso, a pedido do músico, e passados quarenta anos revisita a situação e acrescenta-lhe contemporaneidade. Somos cúmplices da coisa e vamos agora festejar com o João e com o Zeca. Convidados. Apareçam.
domingo, 21 de fevereiro de 2016
Fonte DN
sábado, 20 de fevereiro de 2016
TEMPOS TRISTES | Umberto Eco morreu. Morreu uma biblioteca. E morreu um grande ser humano. Muito obrigado, senhor Eco.
facebook
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

MUITO CÁ DE CASA | António Mega Ferreira vai conversar com quem por cá aparecer. Para que a conversa seja animada, também por cá vão estar Rosa Azevedo e Fernando Luis Sampaio. Para o convívio serão chamados os seus mais recentes livros: Hotel Locarno, editado pela sextante, e Viagens à Ficção Hispano-americana, com edição da abysmo. O encontro está marcado para hoje, às 22 horas, na Casa Da Cultura | Setúbal.

Já ninguém se lembrava da criatura. Mas toda a gente se lembra da tropelia que protagonizou para prejudicar o único prémio Nobel da literatura português. Cavaco borrifou-se para Saramago quando foi atribuída a distinção ao escritor, mas vem agora reconhecer o brilho do fruste secretário de Estado que o tentou tramar. De facto Sousa Lara só fica para a história por esse feito canalha. Há aqui uma coerência evidente. Cavaco também fica para a História como protagonista de cenas tristes. Vidas tristes.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
PAGODE CHINÊS | Os direitolas andam muito incomodados com esta mistura de capital chinês na TAP. Não percebem a razão de o governo negociar com tão sinistros empreendedores. Os direitolas ficaram assim tão incomodados com a chafurdice da iniciativa oriental em empresas estratégicas portuguesas no tempo em que eram eles os fregueses da loja do chinês? Claro que não. Provavelmente existem duas Chinas. Uma boa e outra má. A boa é a deles, a dos direitolas. E a má é esta que agora aí anda a tentar comprar tudo o que mexe. Ou voa. Os direitolas fingem não perceber que a China é o que for preciso desde que dê para abrir a porta da loja. Nem boa nem má: é assim-assim.
facebook
domingo, 14 de fevereiro de 2016
O MELHOR AMIGO | Há quem o ache o melhor amigo do homem. Há quem ache que quem gosta do fiel animal gosta da humanidade. E há quem ache que quem gosta de cães gosta de cães, ponto. Inscrevo-me nesta ultima matilha. E atrevo-me a acrescentar: quem pinta cães assim pode gostar de cães pintados na tela, mas não gosta de pintura. E quanto à humanidade... Esperemos que o homem não desate a pintar "pessoas humanas". Ou que pelo menos não divulgue as habilidades em público. Para bem da saúde intelectual da humanidade.
facebook
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
JÁ NÃO HÁ CAVACO | Poucos lhe dão cavaco. E quase todos estão desejando de o ver pelas costas. Hoje foi-lhe enviado mais um sapo para engolir. Um grande sapo que lhe provocará enjoos e amuos. É a vida. A realidade é mesmo assim, mesmo quando colide com as fantasias transformadas em fanatismo por um Presidente ressabiado. Homenzinho ridículo e mesquinho até ao fim.
Imagem Alex Gozblau
facebook
Imagem Alex Gozblau
terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
SOBE E DESCE | Isto vale o que vale. Mas vamos lá ao que vale porque verdadeiramente nos interessa. A má notícia é o tímido crescimento do partido de Passos. A boa é a quase inexistência do partidinho de Portas & Cristas, que assim coloca sem qualquer sentido a maioria que infelizmente governou durante quatro anos. Outra boa notícia é a continuação da Imensa maioria de esquerda no parlamento. É a vida. Habituem-se.
Fonte Negócios
facebook
Fonte Negócios
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

domingo, 7 de fevereiro de 2016
FANFARRONICE | Sabemos que a criatura não tem grande queda para as palavras. A trapalhada argumentativa abrilhantou o anedotário luso enquanto foi governante. Agora insiste em não estar calado e convoca com a insistência que lhe é permitida a criatividade oratória. Autêntica literatura de ficção. Ou de cordel, vá. Se o homem se dedica a escrever as pérolas que verbaliza, o locutor-escritor da RTP1 que se cuide. Esta da "política da fanfarronice", assim, proferida por ele, é já para contar para algum prémio de anedota do ano? Só pode.
Fonte Expresso
facebook
Fonte Expresso
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O parque desce sob o meu olhar
instável desce para o lago
onde florescem latas de cerveja, folhas
e a névoa dos namorados.
À superficie das coisas o pó
aquietado da vida, a poalha dos impropérios
o fumo do monte branco
a coroar, à hora da bica, a ave da juventude
que assobia canções combatentes.
Muita coisa começou assim, um punhal
a esmagar os sonhos, uma pedra a torcer
o primeiro amor contra o mundo.
Mais tarde, é sempre mais tarde, a morte
de amigos cuspiu de mim toda a cidade,
as ruelas que iam para o fontelo
escureceram também para sempre.
O silêncio, como o inferno, começa sempre
com os outros.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

BIOGRAFIA – Em 1985 iniciou os seus estudos artísticos na E.S.B.A.L. Leccionou entre 1989 e 1992 no Ar.co em Lisboa. É, desde 2001, professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Expõe, individualmente, desde 1987, -tendo participado em inúmeras exposições individuais e colectivas. A sua obra encontra-se representada em várias colecções: CAM – Fundação Calouste Gulbenkian, Caixa Geral de Depósitos, Colecção António Cachola–MACE; Fundação PLMJ; Museu do Chiado; Museo Extremeño Iberoamericano de Arte Contemporaneo (Badajoz); Veranneman Foundation, (Kruis---houtem); Art Collectors (Genève); Fine Arts Gallery (Bruxelas); Renate Schröder Gallery, (Colónia); Gallery Catherine Clerc (Lausanne); Collection Kierbaum & Partner (Colónia), Fundação Carmona e Costa, entre outras.
facebook
Subscrever:
Mensagens (Atom)