sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012



O TEMPO E O CORPO | Corpo é tudo. É o corpo que testemunha o que sentimos. É com o corpo que tropeçamos em todas as sensações. É ele que sente a alegria e o sofrimento. É ele que exprime as nossas indignações, as nossa iras, mas também é com ele que amamos com todo o prazer. O corpo somos nós. O tempo molda-lhe as formas. “O tempo, esse grande escultor”, como pretendia Yourcenar.
Há muito que o corpo é apetecido pelos artistas. Falamos do corpo que se contempla, mas também do objecto de desejo. É com o corpo que desvendamos fantasias e procuramos desempenhos sexuais. Sexo não é tabu para um corpo nu. É nu que o corpo se dispõe para amar. “Tu e eu meu amor, meu amor eu e tu, que o amor meu amor, é o nu contra o nu”, escreveu Manuel da Fonseca, e cantou Adriano.
Estes desenhos da Svetlana são a mostra de um olhar curioso sobre os corpos. Serão esboços para pinturas, mas mesmo que as telas fiquem arrumadas no sossego do ateliê, estes desenhos exibem maturidade de obra acabada.
Aliás, que coisa é essa da obra acabada?

Svetlana Potemkina | Desenhos
Aniversário da DDLX
DDLX | DESIGN | COMUNICAÇÃO | LISBOA
Rua de Carmo, 31, 5 D - Lisboa
Abertura hoje, entre as dezoito e as vinte horas.
Em exibição até ao final de março.