domingo, 25 de abril de 2010


O QUE FAZ FALTA | É uma ideia de Carlos Fragateiro, com encenação de Claudio Hochman, e é o primeiro espectáculo da programação que o Carlos elaborou para o Teatro Villaret.
A história é antiga. Foi escrita por Lope de Vega e conta a revolta do povo de Fuenteovejuna na sua luta contra um poderoso tirano. Depois vem a música de Chico Buarque. A ligação da história com a música resulta num bom casamento. E há casamento por lá. Uma história de amor ilustra esta luta contra o obscurantismo. Se calhar é por isso que o espectáculo se chamou "O Que Faz Falta". Faz falta não permitir a imposição de jugos opressores: sejam eles morais ou culturais.
Este bonito espectáculo trata esse alerta com alegria e boas representações. De entre as boas interpretações, há uma que nitidamente se destaca: Camila Honda. Voz surpresa que espero ouvir muito mais vezes. Estamos de parabéns - autores, actores e público - já que o envolvimento entre todos é uma das coisas bonitas ali vividas.
Só não gostei da imagem promocional. O cartaz não revela a simplicidade estética atingida pela cenografia. É, ao invés disso, agressiva na cor e na letra, não comunicando em nada com o resultado mostrado no palco do Villaret. Mas é só uma pedra no caminho.
O espectáculo ainda pode ser visto. Corram.