terça-feira, 22 de maio de 2007

Século bem passado


Jorge Silva Melo resolveu juntar os artigos que foi espalhando pela imprensa. Os Livros Cotovia publicaram-nos. Silva Melo calcorreou mundo. Um mundo que o foi chamando e que o foi talhando.
A curiosidade deu-lhe botas para andar. Andou por onde lhe apeteceu. Nestas crónicas fala do que lhe apetece.
(...) Cartolinas recortadas, pedaços de papel colados, rasgados, pedaços de vida suja, um envelope, um desenho técnico, listagens, papel grosso, restos dos dias, pegadas e o horizonte naquele resto imenso de papel intocado que parece desequilibrar-se, dançando num equilíbrio sempre recomeçado, imponderável.
Este texto é sobre Pedro Chorão, um pintor de que gosto bastante, e que aqui pode funcionar como metáfora para o trabalho de Jorge Silva Melo: são colagens, pedaços de vida, sujidades dos dias, equilíbrios forçados, que inundam este Século Passado.
Há uma desenvoltura que é fascinante neste livro.
Estas crónicas foram feitas ao meu lado. Reconheço o terreno aqui descrito. Este rapaz de Lisboa nasceu dez anos antes de mim. Mas acompanho o que faz há tanto tempo que nem tinha dado pela diferença de idades. Às vezes, não poucas, encontramo-nos por aí - Em teatros, concertos, apresentações de coisas escritas, protestos contra a caturrice da Direita. Nunca trocámos uma palavra. Na próxima vez que o encontre sou capaz de lhe dizer que gostei de ler este livro.
E depois continuamos esta velha amizade.

Jorge Silva Melo escreveu.
Foi publicado pelos Livros Cotovia.
Tem perto de 550 páginas.
Graficamente foi tratado por Silva! designers
com fotografia de Jorge Gonçalves.
Custa 30 euros (preço de editor).