terça-feira, 6 de março de 2007

Gabo 80


Gabriel Garcia Marquez faz hoje oitenta anos.
Amor em Tempos de Cólera é, para mim, o seu melhor livro. Mas muitos outros fizeram história na História da Literatura. Um grande escritor do nosso tempo, sem dúvida. No seu recente Viver para contá-la, uma espécie de relatório de uma vida, a páginas tantas conta:

—Esta é a outra Bíblia. Era, claro, o Ulisses de James Joyce, que li aos bocados e aos tropeções até que a paciência não me chegou para mais. Foi uma temeridade prematura. Anos mais tarde, já adulto, domesticado, entreguei-me á tarefa de relê-lo a sério e não só foi a descoberta de um mundo próprio de que nunca suspeitei dentro de mim, como também uma ajuda técnica inapreciável para a liberdade da linguagem, o manejo do tempo e as estruturas dos meus livros.

Viver para contá-la é editado pela Dom Quixote e é traduzido por Maria do Carmo Abreu. E, já agora, é um grande livro. Não apenas por ter 579 páginas. Mas também por se tornar num útil guia para a compreensão do percurso literário e de vida do escritor.