domingo, 17 de setembro de 2006

José Sommer Ribeiro

Morreu José Sommer Ribeiro. Foi o grande impulsionador do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Mais recentemente agarrou os destinos da fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. Foi aí que o conheci. Fui convocado para tratar da imagem da exposição "A Poética do Traço - Gravuras do Atelier 17". Desde o primeiro momento estabeleceu-se entre nós um verdadeiro entendimento. Falámos da vida deste atelier de gravura parisiense. De Hayter, o grande dinamizador e do seu convívio com os grandes artistas da época: Picasso, Kandinsky, Miró, Max Ernst e muitos outros. Encetámos o trabalho. Eu e a minha equipa envolvemo-nos com afinco para que a publicação/catálogo e todos os outros materiais de promoção fossem desenvolvidos com a qualidade que o projecto merecia. Ele gostou do resultado final. Agradeceu-me várias vezes.
- Eu é que agradeço, meu amigo.
JTD