sábado, 29 de julho de 2006

Voltar a Veneza


Não conhecia Veneza. Nem Veneza nem nenhum sítio de Itália. Comecei por aqui, pelo princípio, já que esta é a cidade que me fornece maiores referências. Com o filme de Visconti à cabeça, claro. "Morte em Veneza" foi projectado no meu cinema privado vezes sem conta. A história, baseada em obra de Thomas Mann, que conta a paixão de um compositor alemão, de férias na cidade, por um rapaz também veraneante, é a declaração peremptória de que os lugares são moldados pelas nossas emoções. Para mim Veneza é a extraordinária beleza daquele filme. Todo o meu imaginário do local está ali projectado. Tirando isso, há as imagens da Praça de São Marcos e das gôndolas rasgando as águas dos estreitos canais, repetidamente impressas por todo o lado. E também os bandos de ruidosos turistas que tudo o que pisam estragam. Mas é assim mesmo: sem turismo Veneza já não seria a mesma.
Quem me mandou lá ir em pleno Verão? Mas vou voltar. Logo que um Outono próximo o permita.
JTD