quarta-feira, 21 de junho de 2006

Ser mais igual aos outros


Luís Miguel Cintra botou palavra na altura em que recebeu o Prémio Pessoa 2005.
Um discurso importantíssimo que, pelo pendor humanístico que contém, deveria ser distribuído por instituições educativas já que abarca valores que era urgente lembrar ao povo.
Simplesmente brilhante este texto, que aqui forneço em reduzido naco, mas que pode ser lido na íntegra na edição do passado sábado do Expresso.

"Não foi de facto para ser distinguido ou admirado que escolhi esta actividade, o teatro, foi precisamente pelo contrário, para ser mais igual aos outros, para viver mais com eles, para estar mais perto deles, em situação de igualdade, de jogo, a conversar, a pensar em grupo, a conviver, foi, se quiserem, para continuar a fazer em adulto aquilo que fazemos em crianças, para continuar a brincar, contra toda a solidão e longe de qualquer competição. Tem sido por isso e para isso que me tenho dedicado a esse trabalho. E não fácil.Não é o que a sociedade em que vivemos permite ou estimula ou prevê. Tudo se passa agora menos generosamente, com concursos, carreiras, fama, vontade de passar à frente do outro, hierarquizações, prémios."

Leiam o texto todo, a sério, vale mesmo a pena.
Na cerimónia em que aceitou o prémio, Cintra tinha a seu lado o Presidente da República.
Há quem descreva o ar de Cavaco como que de enfado. Se calhar não percebeu nada.
JTD