quarta-feira, 15 de março de 2006

Casanova serviço público


A vida do mais notável sedutor de todos os tempos numa fantástica série de época.
Na idade da Razão e da Ciência dos jogos e intrigas amorosas, do prazer e da diversão, Casanova tem tudo ou melhor faz de tudo. Ele é violinista, padre, jogador e intelectual, camponês e nobre, rico e pobre... Mas acima de tudo é um amante. O sexo é tudo para ele. Contudo nunca é casual ou leviano. Ele ama com total entrega e sinceridade, se bem que, temporariamente. A sua vida é totalmente dedicada ao prazer e ama cortesãs, actrizes e até uma freira. Mas, ao longo da sua vida há uma coisa que ele não consegue - a felicidade perfeita junto do seu verdadeiro amor, Henriette.
44 anos depois, Casanova, bibliotecário num castelo e exilado de Veneza, está a morrer... Com ele está Edith, uma jovem criada de quarto. Alguma coisa em Edith acende a velha chama em Casanova e ele acaba por lhe relatar as suas aventuras.
Com Edith ele acaba por gostar do velho Casanova outra vez, enviando mensageiros à procura de Henriette, numa última e desesperada tentativa de ver a mulher que ama antes de morrer...

Uma fantástica e envolvente mini-série de época, que nos leva desde as ruas decadentes de Veneza do século XVIII aos salões de Paris da pré-revolução e da corte de George III em Londres a Nápoles...
Uma série mordaz que alterna entre o pungente triângulo amoroso que envolve o jovem Casanova, Henriette e o seu marido, Grimani e o canto do cisne do mais notável sedutor do mundo.
(Texto de promoção da série, a exibir o segundo episódio, hoje na RTP1).

Sheere Folkson Realização
Murray Gold Música
David Tennant, Peter O´ Toole, Rose Byrne Interpretações