quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Da República

Já tinha fechado a loja das eleições presidenciais, mas a crónica de hoje de António Mega Ferreira, na Visão, fez-me abrir uma gretinha da porta.
Diz assim na parte final do texto:

Poucos dias antes da votação, uma amiga minha que, provavelmente por ter vivido alguns anos em França, não consegue perceber como é que os eleitores podem preferir alguém a Mário Soares, enviou-me uma citação tocante e nostálgica, extraída do maravilhoso "Lorenzaccio" de Musset: "Façamos pois um esforço! A República, eis a palavra que nos falta. E mesmo que não seja mais que uma palavra, deve ser importante, porque os povos erguem-se quando ela atravessa os ares."
Estou certo que Mário Soares não deixará de apreciar esta citação.


Também estou certo disso. E também tenho a certeza de que ainda tem muito para nos dizer. Ainda por cima agora, que vivemos na era dos políticos que não o são. "Ficar calado? Antes o poço da morte que tal sorte", como diria o Sérgio.
JTD