terça-feira, 6 de dezembro de 2005

Os amigos

O mote deste palavrear é dado pelo comentário de António Augusto no "post" anterior.
Estou, no essencial, de acordo com o que diz este nosso visitante. Contudo, entendo que cada um tem o seu próprio método de fazer abordagens ou estabelecer discussão. Muitas vezes é usado o termo "o meu amigo viu...", só com a finalidade de encetar conversa. Não é esse o estilo que frequento. Quando classifiquei aqueles dois autarcas de amigos, foi com propriedade. O vereador em causa, Aranha Figueiredo, é de facto meu amigo já lá vão mais de vinte anos. Com Carlos de Sousa, nunca tive um relacionamento muito próximo, mas conheço-o também há um ror de anos. No entanto, não partilho notoriamente dos seus pontos de vista quanto à condução da política cultural da cidade. Existe mesmo uma grande distância entre pontos de vista. Por isso me disponho a discuti-los sempre que me for possível.
Tenho amigos em muitas áreas profissionais e em várias frentes políticas. Não penso, como Cavaco Silva, que "Duas pessoas sérias com a mesma informação têm inevitavelmente que concordar". Não têm. Só têm que se entender mesmo na diferença. É para isso que há a discussão de ideias. Não estou de acordo, muitas vezes, com alguns dos meus melhores amigos, o que motiva interessantes conversas.
Somos todos diferentes. É nisso que somos todos iguais.
JTD