segunda-feira, 25 de julho de 2005

Uma pedra no meio do caminho

Em Setúbal, onde vivo, na freguesia de São Sebastião, há um autarca que exibe o seu gosto como forma de "fazer obra".
O homem é presidente da Junta de Freguesia local, foi eleito pela CDU, e deve ter caído no caldeirão da piroseira quando era pequenino.
As áreas de lazer e descontracção das zonas que lhe foram atribuídas para gerir, como responsável autárquico, estão minadas de pedras e pedrinhas, muito ao gosto de um se calhar reduzido orçamento, mas enleivado de um desconcertante mais que duvidoso gosto.
Mas a situação mais ridícula, é a que me saiu na rifa. Mesmo nas traseiras da casa onde moro, existe uma imensidão de terreno ao abandono, em terra solta.
Então não é que o homem resolve eleger um pedaço desse espaço para levantar uma obra digna de análise psíquica?
Em pouco mais de quarenta metros quadrados, foi plantado um jardim, eregidos monumentos (um brazão e um menir), instalado mobiliário urbano e concebida sinalética proibindo urinas caninas. Isto tudo onde a pavimentação com cravilha era mais do que suficiente. Mais, houve um dia em que ao assumar por uma das janelas que dão para este paraíso, deparo com o virtuoso autarca numa de cicerone, mostrando tão empolgante obra a um grupo de convidados que o seguiam. Um pequeno autocarro estacionado fazia prever que a viagem estava para durar: outros arranjos com calhaus esperavam tão exigente público. Como este autarca modelo vai ser apresentado a sufrágio nas próximas eleições, e a possibilidade de ser reeleito vislumbra-se, proponho desde já ao munícípio que atribua à freguesia de São Sebastião a classificação de "Zona da Excelência da Pedra". Proponho também que seja atribuído ao senhor presidente da junta a alta distinção de "O Menir de Ouro", a ser entregue muito em breve pelas mãos do próprio Obélix.
Ai eu é que estou a delirar. Então vão lá ver a "obra" e depois a gente fala.

Localização: Este precioso espaço de lazer situa-se nas traseiras da Rua Professor Egas Moniz, nas imediações do hospital de São Bernardo.
Estão convidados.
JTD