sexta-feira, 14 de maio de 2004

Exercícios de memória


A intervenção de José Eduardo Agualusa na escola Bocage, em Setúbal, foi memorável. O escritor exercitou as suas memórias, transformando-as em sumarentas histórias; relatos de vida. A participação dos alunos foi surpreendente. Memorável, mesmo.
Já que falamos de memória, aqui vai um extracto do capítulo "Vidas Irrelevantes", do seu mais recente livro: "O Vendedor de Passados".

"A memória é uma paisagem em movimento. Vemos crescer por sobre as acácias a luz da madrugada, as aves debicando a manhã, como um fruto. Vemos, além, um rio sereno e o arvoredo que o abraça. Vemos o gado pastando lento, um casal que corre de mãos dadas, meninos dançando o futebol, a bola brilhando ao sol (um outro sol). Vemos os lagos plácidos onde nadam os patos, os rios de águas pesadas onde os elefantes matam a sede. São coisas que ocorrem diante dos nossos olhos, sabemos que são reais, mas estão longe, não as podemos tocar. Algumas estão já tão longe, e o comboio avança tão veloz, que não temos a certeza de que realmente aconteceram. Talvez as tenhamos sonhado. Já nos falta a memória, dizemos, e foi apenas o céu que escureceu."

O lançamento deste magnífico livro é na próxima terça-feira, dia 18, depois das vinte e duas horas, na discoteca "Com Vento", em Santos.
A apresentação será feita por António Lobo Antunes (Tudo pode acontecer).
Lá estarei para dar um abraço ao meu amigo José Eduardo Agualusa. A noite promete.

Titulo: O VENDEDOR DE PASSADOS
Autor: José Eduardo Agualusa
Capa: Henrique Cayatte
Edição: Dom Quixote

JTD