Os eleitores que entendem que Ventura vai mudar o sistema estão completamente enganados. O sistema de Ventura já existe: é este que Montenegro nos está a impor. Sistema sexista, misógino, xenófobo, reaccionário. O governo-sombra do partido fascista até parece que já ocupa o palacete de São Bento. A fotografia do ditador Salazar não foi colocada lá nas paredes, porque a fotografia será outra. Mas a saudade do tempo de miséria mistura-se com a ignorância de quem não o viveu. O líder fascista até já disse no parlamento, perante um Chefe de Estado africano, que "demos novos mundos ao mundo". reagindo violentamente contra as honras protocolares devidas a esse Chefe de Estado. O auge será atingido quando estiverem em prática as ameaças de Ventura que pretendem calar quem o critica. Ele diz mesmo que "eles dizem mal de mim porque sabem que comigo vão acabar". O contraditório será eliminado. Ele considera corrupção o apoio à cultura, à informação, à saúde e ao ensino público, e aos mais frágeis. Ventura e os idiotas que o elegem querem-nos todos calados ou presos. Ventura, deputado e líder de um partido com assento parlamentar, propôs na sua página pessoal que o governo de extrema-direita israelita mantivesse detida a deputada Mariana Mortágua. Mas Nuno Melo, que é ministro, e da Defesa, também sugere delinquências várias. Feitos uns com os outros. Miseráveis abutres.
Pois é, esta gente quer-nos presos ou mesmo eliminados. A barbárie está aí. É o regresso de um autoritarismo que já não imaginávamos viver. Sem ainda o perceberem, os eleitores que colocam estes estorpícios no poder também não escaparão aos atropelos autoritários de Ventura, caso o coloquem lá. Provavelmente nunca perceberão o que lhes estará a acontecer. A estupidez limita percepções. Ventura é um mentiroso sem escrúpulos. Assegura que a mentira é verdade, e uma legião de imbecis segue-o cegamente. Nas campanhas para as eleições autárquicas está implícito que ele estará perto de todos os imbecis que vai eleger. Mas os imbecis não se importam de ser instrumentalizados por um ignorante e mentiroso compulsivo. Estão ali para isso: obedecer cegamente ao espaventoso líder todo poderoso.
Perante tanta ameaça não nos podemos calar. Não, a solução não é ignorá-los ou tratá-los com respeito. Eles não mudam. São muitos. E então? Se calhar até vão ser mais, mas têm que ser combatidos. O fascismo não se respeita. Combate-se. As redes sociais permitem-nos ter voz. Eles cresceram porque perceberam isso. É isso que não devemos ignorar. NÃO PASSARÃO!