ALMADA CONTREIRAS | Morreu o comandante Almada Contreiras. Era o meu militar de Abril. Homem de cultura viva, associada a uma generosa comunicação de conhecimento, e a uma vibrante simpatia.
Foi Almada Contreiras que escolheu "Grândola, vila morena" para senha da revolta. Ouviu a canção pela primeira vez nas antigas instalações do Círculo Cultural de Setúbal. Cantada por José Afonso, é claro. Lembrou-se da canção para senha porque ficou impressionado com a emoção que ali causou.
Em 14 de Abril de 2018 esteve comigo e com a Luísa Tiago de Oliveira a conversar, num "Muito cá de casa", na Casa da Cultura de Setúbal (imagem), sobre tudo o que aconteceu em Abril de 1974. Foi uma sessão incrível. A emoção entranhou-se na pele. A Casa Da Cultura | Setúbal viveu um dos momentos mais elevados em cultura e dignidade humana.
Encontrámo-nos muitas vezes por aí, em acções comemorativas do 25 de Abril: lançamentos de livros, evocações, jantares. O comandante Almada Contreiras foi um grande ser humano. Eu gostava muito dele. Estou triste. Muito triste. O país também deveria estar. Estará?