Foi ontem. Tudo começou com a apresentação das ideias que vão estar espalhadas pela cidade. O Jornal da Festa explica tudo. Fomos muitos, a festejar a Ilustração no mundo. Foi bom estar com Catarina Sobral, convidada nacional, e que no próximo sábado vai estar em Óbidos, no FÓLIO, onde a ministra da Cultura lhe vai entregar o Prémio Nacional de Ilustração deste ano. Foi bom estar com Ca_Teter, Victoria e Alejo, convidados uruguaios, que inundaram o espaço de talento e simpatia. Muito obrigado a todos os que quiseram estar connosco. Quem segue o que se faz em Arte percebe melhor o que se passa no mundo. Quem alinha com a coragem e a dignidade dos que fazem arte com originalidade e rigor intelectual percebe melhor o que se passa no mundo. O debate visual é fundamental. Olhar e ver é difícil, mas vale sempre a pena insistir apesar do erro. O lapso corrige-se e integra-se no lapso de tempo necessário à contemplação plena.
Muito obrigado, Catarina. A tua exposição está linda.
Muito obrigado, Ca_Teter, Victoria e Alejo, os vossos trabalhos são do caraças.
Esta Festa também festeja os animais e a natureza. Sempre o fez. Agora os patudos também podem entrar e namorar em pleno espaço expositivo, como documentam as imagens. Não tragam é cavalos, combinado?
As iniciativas que assinalam a boa ilustração existem em vários pontos do país. Setúbal, Amadora, Beja, Óbidos, Fundão, Guimarães, Matosinhos e por aí afora. Quem está atento ao que fazem os ilustradores agradece ao poder local democrático e a todos os organismos e empresas que colaboram, o apoio político e logístico que permite os empreendimentos.
[A Festa da Ilustração - Setúbal é possível lançar estacas no terreno graças principalmente ao Município de Setúbal, e a todas as outras estruturas envolvidas: DDLX, arcádia musa, Culsete, abysmo, Experimentáculo, esad—idea, CASA DUPÓ]
Fotografias de Ana Nogueira.