José Afonso nasceu há 95 anos. Completam-se nesta sexta-feira, 2 de Agosto. Recordar esta figura ímpar da cultura portuguesa é manter bem vivo o seu testemunho e exemplo.
Conheci-o e fui seu amigo. Sou amigo da família e de muitos dos seus amigos. Marcou gerações porque foi um exemplo de coragem, generosidade e referência como cidadão de cultura e de política. Foi professor ainda hoje recordado por alunos com saudade. Quando deixou o ensino e passou a entoar sons e letras, a música mudou em Portugal. A nossa vida também, podemos ter a certeza. Há palavras e sons que nos fazem perceber o que ainda não tínhamos percebido. Chama-se Cultura. A fruição da cultura, o despertar dos sentidos, é que nos alerta para a cidadania. A política é cultura. A preocupação com o que nos rodeia é a procura da dignidade e da felicidade. Queremos ser felizes. José Afonso sugeriu-nos trilhos. Mostrou o novo contra o velho. É bom ter vivido no seu tempo. Muito obrigado, Zeca.
Imagem: pormenores de LES MOTS. Mostrei estes trabalhos em Montpellier, em exposição comemorativa da associação Casa Amadis, em Abril de 2023. Um momento de felicidade que vivi com intensidade.