É já amanhã que vamos abrir a exposição de Luís Ramos MARGEM SUL, na Casa Da Cultura | Setúbal. Luís Ramos calcorreou a região designada por quem a olhava de Lisboa como "A outra banda". Uns estão de um lado, os outros estão do outro. Havia quem olhasse para quem estava na banda de cá como intrusos. Estranho, não é? É mesmo. Mas olhem que ainda há quem pense assim. Ainda há quem divida e classifique as pessoas por "raça", como eles dizem. Mas polvilham essa sua opinião com esta simpatia: "Eu cá não sou racista, mas..." Enfim, depois segue o rol de "raças" que esses "não-racistas" classificam como não assimiláveis. A exposição vai estar por cá até finais de fevereiro. Vamos ter ocasiões para falarmos disto tudo com o Luís Ramos, com o curador Rui Prata e com quem for aparecendo.
Estamos cá para olhar e ver. E sentir. É assim que vamos tentado ser cidadãos atentos e esclarecidos. E decentes. A decência é isto mesmo: respeito pela diferença. Contra o racismo e contra os racistas.
Uma música de José Afonso vai dizer muito do que o autor/cantor pensava destas andanças de procurarmos uma vida melhor. Com decência e respeito. Sempre. Até já.