terça-feira, 2 de janeiro de 2024


Morreu o Manuel Murta. Quem andou pelo Círculo Cultural de Setúbal no tempo em que a actividade da colectividade tinha força interventiva lembra-se bem deste extraordinário animador cultural. Dirigia o Grupo de Teatro do Círculo. Encenou O Auto do Curandeiro, de António Aleixo. Na altura era estudante de medicina. Na peça, era ele que desempenhava o papel do curandeiro, com notável intensidade. Percebia-se que queria arrasar a charlatanice da curandice. Os ensaios eram à noite, é claro. Depois dos estudos e dos trabalhos dos actores amadores. Depois dos ensaios convivíamos. Muito. Conversávamos até às tantas. Aprendíamos. Sempre.

Entretanto o Manuel licenciou-se em medicina. Foi médico. Um excelente médico. Dedicou parte grada da sua vida ao Serviço de Dermatologia do HESE (Hospital do Espírito Santo de Évora).Foi pioneiro na telemedicina em Portugal. Iniciou teleconsultas de dermatologia na Região Alentejo nos anos 90. Foi uma referência na Dermatologia. Tendo sido reconhecido e condecorado pelo Serviço Nacional de Saúde.

O Manuel Virgílio Murta foi um grande ser humano. Um dos melhores de todos. Faço-lhe assim a minha homenagem. Muito obrigado, Manuel Murta.

facebook